FecharX

Túnel do tempo! Campeonato de Bente Altas mobiliza marmanjos e aguça nostalgia

Disputa acontece dentro do Festival do Dia 12, no centro da cidade



Créditos da imagem:
Main 134931 whatsapp image 2017 08 31 at 16.57.15
Redação Sou BH
01/09/17 às 14:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

Você sabe o que é Bente Altas? O nome pode não ser muito comum hoje em dia, mas a brincadeira de rua é famosa entre muita gente. Também pode ser jogada nos intervalos da escola, dentro da quadra, ou em campos de futebol abertos. Com o intuito de resgatar a brincadeira de infância, três amigos resolveram organizar um Campeonato de Bente Altas, no centro de Nova Lima, no dia 12 de outubro.


O jogo envolve duas duplas adversárias que têm o objetivo de proteger a casinha feita de bambu, que fica no chão, e somar 21 pontos. Quando o adversário atacar em direção ao alvo, o outro jogador pode defender com o pé. Enquanto o atacante corre atrás da bola de meia, os defensores devem se revezar entre os dois pontos onde que ficam as casinhas, pontuando a cada troca. 

O melhor de três ganha a etapa. Mas a vitória também pode vir antecipada, caso o atacante tiver a sorte de segurar no ar a bola chutada pela defesa. Neste caso, o jogador deve gritar "Vitória! Cabadas pra um!”. Os melhores colocados serão premiados pelo evento.

Queimada e Rouba-Bandeira

O campeonato vai acontecer dentro do Festival do Dia 12, em homenagem ao Dia das Crianças. Queimada, Rouba-Bandeira e outras brincadeiras lúdicas vão incentivar os jovens a aproveitarem mais o tempo livre, fora do mundo digital. O evento contará também com Rua do Lazer, música, gastronomia, artesanato e palestras sobre meio ambiente e segurança.

O festival também visa arrecadar fundos para ajudar o pequeno Lucas, que precisa de um doador de medula.

Mais informações sobre o local e inscrições serão divulgadas em breve na página oficial do Festival do Dia 12.