FecharX

Ministério da Saúde lança campanha para doação de leite materno

Campanha quer aumentar a disponibilidade do leite humano para alimentar bebês prematuros e de baixo peso



Créditos da imagem: Valter Campanato/Agência Brasil
Main 204604 valter campanato agbrasil
Redação Sou BH
18/05/18 às 20:56
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

O Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, lançou hoje (18), em São Paulo, a campanha nacional Doe Leite Materno, Ajude quem Espera por Você.

O objetivo é incentivar mães que amamentam a serem doadoras, ajudando a ampliar o volume de leite humano coletado e distribuído a recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Com o leite materno, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, além de se desenvolver melhor, diminuindo o tempo de internação.

A iniciativa celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a ser comemorado neste sábado (19). A madrinha da campanha é a atriz Sheron Menezzes.

“Estaremos com a campanha na mídia até o mês que vem, mas essa é uma campanha para durar o ano inteiro e até mais. As crianças nascem, as mães amamentam, e é muito provável que, no início, haja uma sobra de leite. A mãe pode ter muito mais leite do que o filho precisa. Estamos trabalhando com essa visão, a de compartilhar e salvar vidas. Temos cerca de 330 mil crianças que nascem prematuramente no brasil, por ano, e com necessidade de leite e a mãe, às vezes, ainda não tem leite para amamentar”, disse o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

“Temos que ampliar isso [a doação de leite materno], porque salva vidas, protege os recém-nascidos e, principalmente, os que nascem prematuramente”, ressaltou Occhi, no lançamento do programa.

Segundo o ministro, qualquer quantidade doada aos bancos de leite é válida. “Qualquer miligrama é importante. Se vocês entrarem no site do Ministério da Saúde, vão encontrar os locais de coleta em todo o Brasil. Qualquer mulher que esteja amamentando pode tirar seu leite em um frasco e levá-lo para doar. Guarde na geladeira ou no freezer e leve para o local de coleta, que isso será muito bem-vindo”, disse o ministro. Dependendo do tamanho do bebê prematuro, 1 ml de leite humano pode ser suficiente para nutri-lo.

O leite materno coletado nos bancos passa por controle de qualidade antes de ser distribuído, de acordo com o Ministério da Saúde.

Entre os anos de 2009 e 2017, o Banco de Leite Humano do Brasil já beneficiou dois milhões de recém-nascidos. No ano passado, o volume coletado em todo o país atingiu 212 mil litros, beneficiando 198 mil bebês prematuros. Apesar disso, o número de doações no país ainda é baixo em relação à demanda, atingindo, aproximadamente, 60% do público a que se destina.

Doações

Para doar leite materno, é só seguir este passo a passo:

Preparo do frasco para guardar o leite:

- Lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.

- Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.

- Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

- Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar.

- Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. O ideal é deixar vários frascos preparados.

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta:

- Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos.

- Coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca.

- Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.

- Lave as mamas apenas com água.

- Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

Local adequado para retirar o leite:

- Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo.

- Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa.

- Evite conversar durante a retirada do leite.

Saiba como retirar o leite das mamas:

- Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.

- Coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola.

- Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola.

- Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo.

- Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Despreze os primeiros jatos ou gotas.

- Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.

- Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como guardar o leite coletado?

- Anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde imediatamente no freezer ou no congelador o frasco fechado.

- Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento.

- Para completar o volume de leite no frasco já congelado, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Após a fervura, escorra-o, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar.

- Coloque o leite recém-extraído sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco.

- Guarde imediatamente o frasco no freezer ou no congelador.

- Após a extração em que o frasco de vidro esteja completo, a mãe deve ligar para o banco de leite humano. Se em 10 dias após congelar o primeiro leite, o frasco não estiver completo, a mãe poderá ligar para o banco de leite humano e fazer a doação, pois qualquer quantidade é importante.

Como conservar o leite coletado?

- O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano.

- A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.

- Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

- Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Em Belo Horizonte, o banco de leite fica na Maternidade Odete Valadares, na Av. do Contorno, 9.494 , Prado. O telefone de contato é o (31) 3337-5678 e o e-mail é mov.bancodeleite@fhemig.mg.gov.br

Com Agência Brasil