FecharX

Campanha de vacinação contra gripe termina amanhã

<p>Adesão na capital foi baixa, mas ainda há tempo para comparecer à unidade de saúde</p>



Créditos da imagem:
Main 15 vacina
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

Chega ao fim nesta sexta-feira (9) mais uma campanha de vacinação contra a gripe. Embora essa época do ano seja favorável a propagação dos vírus, na capital mineira, a adesão a campanha está baixa. Apenas 40% dos belo-horizontinos, totalizando 217 mil pessoas, compareceram aos centros de saúde para serem imunizadas contra três tipos de vírus da influenza. Esse número ainda não considera o grupo dos portadores de doenças crônicas, como asma e diabetes, que foi o de menor aderência.

De acordo com a médica Maria Tereza da Costa Oliveira, gerente de Vigilância em Saúde e Informação, há alguns mitos que precisam ser desmentidos para que as pessoas se sintam mais seguras para tomar a vacina. Oliveira reitera que a vacina é segura e só não deve ser tomada em casos como o paciente com alergia severa ao ovo. As situações impeditivas são raras e para a população em geral os efeitos colaterais são bem leves, como ardência no local da aplicação e mal-estar leve.

?É de extrema importância que a população que está dentro do grupo atendido procure as unidades de saúde para a vacinação. Principalmente as gestantes, que além de se protegerem, estão protegendo também seus bebês?, pontua a gerente.

Mitos sobre a vacina

A vacina causa gripe? Não. Ela é produzida a partir de um vírus inativado. O que pode acontecer é que a pessoa já estivesse com um vírus incubado - já que se trata de uma época de atividade alta de vírus da gripe - e coincidiu de tomar a vacina e aparecerem sintomas.

Se você já ficou gripado esse ano precisa tomar a vacina? Precisa. Existem muitos tipos de vírus da gripe e você pode ter contraído um diferente do que se combate na campanha. 

Se você foi vacinado no ano passado, precisa tomar esse ano? Sim. A vacina muda de composição a cada ano. Ela é produzida especificamente para cada temporada. Isso porque para cada campanha uma rede de laboratórios faz uma pesquisa para entender os tipos de vírus que estão em atividade e como anda a resistência imunológica da população. Só a partir daí, a vacina é produzida.

A campanha termina amanhã, às 17h. Estão no grupo alvo, pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após parto), presos e funcionários do sistema prisional.