FecharX

Começa a campanha de vacinação contra a Poliomielite

As vacinas serão disponibilizadas gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado



Créditos da imagem: André Brant
Main 144119 vacina poliomielite andre brant
Todas as crianças de seis meses de idade até quatro anos, onze meses e 29 dias devem ser vacinadas
Redação Sou BH
17/08/15 às 21:12
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

Até o dia 31 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove a campanha de vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças de seis meses de idade até quatro anos, onze meses e 29 dias devem ser vacinadas. Ela será disponibilizada gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado. 

No Brasil, existem 12.716.756 crianças na faixa etária a ser vacinada, enquanto Minas Gerais possui 1.161.989. A vacina que oferece proteção contra a poliomielite é segura e eficaz, não havendo contraindicações à vacinação. Apenas as crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, com hipersensibilidade a algum componente da vacina ou que estejam em contato com pessoa imunodeprimida devem evitar a vacinação.

Neste ano, o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite poderá ser realizado em duas datas, no dia 15 ou 22 de agosto. Como no dia 15 é comemorado feriado religioso em algumas localidades, cada município escolherá uma das duas datas. Em Belo Horizonte, o Dia D de Vacinação será realizado no dia 15 de agosto, com uma série de apresentações culturais voltadas para o público infantil, na Praça JK.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Tânia Brant, explica que desde 1989 o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite. No entanto, outras regiões do mundo ainda convivem com o vírus e, por isso, a vacinação é fundamental. “Mesmo que o Brasil não tenha mais casos da doença, outros países ainda convivem com a poliomielite, principalmente na África e na Ásia. Por causa do fluxo de turistas é fundamental vacinar todas as crianças brasileiras”, afirma.

Também chamada de “paralisia infantil” ou "pólio", a poliomielite é uma doença contagiosa grave que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. A doença pode causar flacidez muscular nos membros inferiores, provocando paralisia. Nas formas não paralíticas, os sintomas mais comuns são febre, mal estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite.

Para mais informações sobre a doença e locais de vacinação, acesse o site saude.mg.gov.br/vacinacao.