FecharX

Campanha de vacinação antirrábica já tem data marcada

Campanha começa no dia 19 de setembro em BH, mas os postos que vão oferecer a vacina ainda não foram definidos



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 205749 animais caes gatos vacina raiva
Animais devem ser imunizados no dia 19 de setembro
Redação Sou BH
27/08/15 às 21:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

Quem tem em casa um cãozinho ou gatinho e anda preocupado em colocar a vacina antirrábica em dia, pode comemorar. A Secretaria de Saúde confirmou que a capital mineira terá campanha de vacina contra raiva em 2015. A data de início da campanha será no sábado, 19 de setembro, mas os postos que irão fornecer a vacina ainda não estão definidos.

Manter a vacina antirrábica em dia é muito importante para os animais, para que possam viver bem, saudáveis e protegidos da raiva e também para os humanos, já que a raiva é uma doença grave, que pode manifestar diversas complicações à saúde das pessoas e levar à morte. 

A raiva é uma doença viral que acomete mamíferos e pode ser transmitida ao homem pela mordida, arranhão ou contato com secreções de animais domésticos ou selvagens que estejam infectados, sendo que os cães são os principais transmissores da raiva urbana no Brasil. Outros animais ocasionalmente envolvidos são gatos, macacos e raposas. Nas áreas rurais, o morcego é o principal transmissor do vírus da raiva para outros animais, como o gado bovino e os cavalos.