FecharX

Campanha de vacinação começa na segunda (1º)

Dirigida a adolescentes do sexo feminino, vacina previne contra o câncer de colo do útero



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main vacina%c3%a7%c3%a3o hpv 20140830125039
Vacinação contra o vírus HPV previne contra o câncer de colo do útero
Redação Sou BH
30/08/14 às 12:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

A segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV, que previne contra o câncer de colo do útero, terá início na segunda-feira (1º) no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida (Rua Paulino Marques Gontijo, 222, São Lucas), que fica na região Centro-Sul. A campanha, uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), com o Ministério da Saúde (MS), é dirigida a adolescentes de 11 a 13 anos do sexo feminino e acontece até o dia 30 de setembro em todos os 147 centros de saúde do município.

Para receber a vacina, as jovens devem levar um documento de identidade e o cartão de vacinação ao centro de saúde mais perto de sua casa ou da escola. A vacina é quadrivalente e protege contra o vírus HPV dos tipos 6, 11, 16 e 18. Na campanha da 1ª dose, realizada entre 1º e 31 de março, foram vacinadas 40.261 adolescentes nas 634 escolas públicas e privadas da capital.

O câncer de colo de útero, causado pelo vírus do papiloma humano, representa atualmente a segunda causa de mortes entre mulheres no país – cerca de cinco mil por ano. “Por isso, é necessário que as adolescentes recebam as três doses da vacina para que haja uma completa imunização. As três etapas de vacinação são muito importantes”, alerta a coordenadora de Imunização da SMSA, Gisele Nacur. De acordo com ela, a expectativa dessa campanha é pelo menos manter os números de jovens vacinadas com a 1ª dose. A 3ª dose, também aplicada nos centros de saúde, será agendada para 60 meses após a primeira vacinação.