FecharX

Campanha contra o cerol recolhe latas de linha

<p>A ação foi realizada neste domingo (14) pela Fundação Zoo-Botânica, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça e Juizado da Infância e da Juventude </p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main pipa
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

Mais de 40 latas de linha foram recolhidas em uma ação contra o uso de cerol. A campanha educativa promovida pela Fundação Zoo-Botânica, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça e Juizado da Infância e da Juventude aconteceu neste domingo (14), no Parque Ecológico da Pampulha.

Segundo o presidente da Fundação Zoo-Botânica, Jorge Espeschit, explica que o controle de pipas e linhas faz parte da rotina do parque, mas que a campanha ajuda a reforçar a proibição.

Em Minas Gerais, a aplicação de qualquer material cortante em papagaios é proibida pela Lei Estadual 14.349/02. A multa para essa prática é de, no mínimo, R$ 100.

Cerol

O cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola com vidro moído - ou limalha de ferro - que é aplicado em linhas de papagaios, também conhecidos como pipas.

O resultado é uma linha extremamente cortante, que pode trazer riscos - inclusive de morte - para quem aplica e para quem usa a linha com cerol. Além disso, as linhas com cerol trazem riscos para pássaros, pedestres, motociclistas e motoristas de carros conversíveis.

No Brasil, a atividades envolvendo a substância, tem seu ápice nos meses de janeiro, fevereiro, junho, julho e dezembro, que correspondem aos períodos de férias escolares.