FecharX

Caminhões vão realizar exames oftalmológicos gratuitos

<p>Unidades móveis equipadas com consultório, sala de exame e sala cirúrgica irão rodar várias cidades de Minas Gerais</p>



Créditos da imagem: SES/Divulgação
Main ver minas
SES/Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

Duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica, irão percorrer várias cidades de Minas Gerais para levar assistência à população com idade acima de 50 anos.  A iniciativa é parte do Programa Ver Minas, que será lançado na próxima segunda-feira (25).

As unidades, que têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3.200 exames e 250 cirurgias, irão contar com médicos oftalmologistas e oferecer até 30 procedimentos diferentes, entre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intra-ocular e biomicroscopia de fundo de olho.

O objetivo é diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população mineira que estão dentro da faixa etária priorizada pelo programa. A doença é considerada a maior causa de cegueira curável no mundo.

Roteiro inicial

Entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, o atendimento será realizado na cidade de Sete Lagoas, e irá atender à população de Araçaí, Baldim, Cachoeira, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, fortuna, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Paraopeba, Pequi, Prudente de Morais, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.

Entre os dias 3 e 12 de dezembro, os atendimentos serão realizados na cidade de Pompéu. No município, o programa irá atender a população alvo de Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Maravilhas, Morada Nova, Paineiras, Papagaios Quartel Geral, Pompéu, Augusto de Lima, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Joaquim Felício, Monjolos, Morro Da Graça, Presidente Juscelino e Santo Hipólito.