FecharX

Câmeras vão monitorar entorno dos estádios

<p>Dezoito câmeras de alta definição (HD) do Olho Vivo foram instaladas nesta quinta-feira (13) nas imediações da Arena Independência. Nesta sexta-feira (14), será finalizada a instalação de cinco câmeras do Olho Vivo nas imediações do Mineirão</p>



Créditos da imagem: Divulgação / PM-MG
Main cameras.2
Divulgação / PM-MG
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Dezoito câmeras de alta definição (HD) do Olho Vivo, instaladas nas imediações da Arena Independência, na zona leste da capital, foram inauguradas nesta quinta-feira (13). Foram investidos mais de R$ 2 milhões na compra e na instalação das câmeras e na criação de uma central de monitoramento, que funciona em uma sala no 16º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Santa Tereza.

A inauguração do sistema de videomonitoramento nas imediações do estádio foi coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social e pela Polícia Militar de Minas Gerais. A implementação faz parte do projeto de segurança na Copa do Governo de Minas, que integra diversas instituições, entre elas a Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo. Com a instalação desses equipamentos, Belo Horizonte passará a contar com 214 câmeras somente do Olho Vivo, o que representa um aumento de cerca de 35% em relação ao início do ano, quando o número era 160.

Segundo o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, todos os esforços feitos de canalização de investimentos, reforço de efetivos e capacitação de servidores terão impacto positivo não só durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo, mas na sociedade como um todo, mesmo depois desses eventos. ?O foco das câmeras é a redução dos furtos e roubo. Indicadores mostram uma redução de cerca de 30% dos índices de criminalidade nas áreas em que o videomonitoramento já foi instalado?, ressalta.

O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant?Ana, explica que o equipamento também vai ajudar a monitorar ação de flanelinhas, cambistas e confrontos entre torcedores nos dias de jogos. ?Com esse aporte da tecnologia, a prestação de serviço da Polícia Militar só tem a melhorar ainda mais?, destaca. Ele ainda esclarece que, caso algum movimento suspeito seja detectado nas imagens, a viatura mais próxima ao local será acionada via rádio, agilizando o atendimento.

Olho Vivo no Mineirão

Nesta sexta-feira (14), será finalizada a instalação de cinco câmeras do Olho Vivo nas imediações do Mineirão. Além dessas, outras 62 deverão estar funcionando até o final do ano no local, totalizando 67 somente no entorno do estádio. As imagens também serão enviadas ao Centro Integrado de Comando que Controle, que, atualmente, está conectado a mais de 400 câmeras da capital.