FecharX

Botijão de gás terá que vir com selo informativo

<p>A regra é válida para todo o estado de Minas Gerais</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Começa a valer uma lei que vai aumentar a segurança da população no manuseio de botijões de gás. Todos eles deverão conter um selo de orientação sobre como utilizar o produto. A regra é válida para todo o estado de Minas Gerais.

No selo devem estar algumas informações, como o nome, a logomarca, o CNPJ e o endereço da empresa envasadora. Devem conter ainda orientações sobre a utilização, os riscos do armazenamento do produto e a data do envasamento.

Além de verificar o selo, é preciso ficar atento a algumas recomendações. Toda revenda regularizada possui um quadro com a autorização da ANP. O consumidor não deve aceitar botijões amassados, enferrujados ou com o lacre rompido. Também é importante guardar a nota fiscal de compra.

A empresa envasadora, a distribuidora ou a revendedora que não cumprir a lei poderá ser multada, ter a licença de comercialização suspensa e até mesmo ser fechada. A fiscalização será feita pelo Corpo de Bombeiros.

Para ter os direitos garantidos, o consumidor deve comprar o produto apenas em pontos de venda autorizados, que podem ser conferidos no site da Agência Nacional de Petróleo (ANP) ou pelo telefone 0800 970 0267.