FecharX

Blocos de BH se unem em campanha contra o assédio

Iniciativa das mulheres do carnaval da capital propõe uma série de ações de conscientização



Créditos da imagem: Reprodução "Tira a mão"
Main 203448 campanha carnaval mulheres
Redação Sou BH
21/02/17 às 15:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

Várias mulheres que ajudam a fazer o carnaval de BH se uniram em prol de uma causa. A folia mudou na capital, mas os assédios nas ruas e a violência contra a mulher ainda persistem. Com o intuito de mudar essa realidade e conscientizar as pessoas, blocos feministas criaram a campanha "Tira a mão: é hora de dar um basta", lançada nessa segunda-feira.

Após a repercussão nas redes sociais de comentários machistas sobre blocos femininos de BH, as organizadoras de diversos grupos, como o Bruta Flor e o ClandesTinas, resolveram produzir diversos materiais voltados para a causa. Com um tom leve e divertido, as mulheres pretendem mostrar aos belo-horizontinos que as foliãs merecem ser respeitadas e aproveitar o carnaval da forma que quiserem.

Renata Chamilet, produtora do bloco Chama o Síndico, é uma das idealizadoras da campanha e pontua a importância de unificar os discursos e combater o assédio durante o carnaval. Entrando para esse time e reforçando o discurso, a compositora e jornalista Brisa Marques criou a marchinha “Marchinho”. (Confira o vídeo abaixo).

Para saber mais sobre a campanha, acesse a página do Facebook As Minas do Carnaval de Belô.

Outras campanhas pelo Brasil

Mais projetos estão combatendo o assédio durante o carnaval. Em parceria com um grupo de mulheres de São Paulo, a Skol lançou a campanha “Apito Contra o Assédio”. O objetivo é ajudar as foliãs a se protegerem e se apoiarem durante as festas. Foi desrespeitada? Use o apito. Assim, as mulheres podem denunciar mais rapidamente o assédio nas ruas. A campanha deve expandir para as principais capitais do país, incluindo BH.