FecharX

BLH da Odete Valadares passa por baixa em estoque

<p>O Banco de Leite Humano realiza a coleta domiciliar. Os frascos são recolhidos nas casas das doadoras, uma vez por semana</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main 2 amamentacao
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Os estoques do Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares (MOV), da Rede Fhemig, sofreram, no último mês, uma redução de 20% em relação ao valor ideal de captação, que é de 300 litros mensais.

A bioquímica do banco, Juliana Molica Faleiro, explica que é bastante comum que os estoques tenham uma queda em certas épocas do ano. ?No mês de julho, por exemplo, muitas mães viajam e ficam impossibilitadas de doar. O frio também contribui para que algumas doadoras se ausentem. Geralmente, os nossos níveis de leite humano voltam a se estabilizar por volta de agosto e inicio de setembro?, explica a especialista.

No entanto, o Banco de Leite Humano registrou 240 litros captados neste mês de agosto, índice que têm se mantido em setembro. ?Precisamos aumentar o número de doadoras. Quanto mais leite elas tirarem, mais leite elas terão para seus bebês. Além disso, contribuirão para salvar a vida das crianças internadas em estado grave. No caso do bebê prematuro, o leite é mais que um alimento. É um tratamento. A criança passa a se desenvolver de forma visivelmente mais rápida?, afirma a bioquímica.

Como doar

Mães com bebês de até 6 meses de vida, saudáveis, que não estejam tomando medicamentos contraindicados para lactantes, como antibióticos, e com os exames de pré-natal em dia, podem ser doadoras de leite humano.

O Banco de Leite Humano realiza a coleta domiciliar. Os frascos são recolhidos nas casas das doadoras, uma vez por semana. Elas também podem procurar diretamente o banco de leite ou um posto de coleta, caso seja do seu interesse.

Para mais informações, as mães que desejam fazer a doação devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, pelos telefones (31) 3298-6008 ou 3337-5678.