FecharX

Bituca abre inscrições para 2015

Universidade de Música Popular de Barbacena recebe inscrições até amanhã (19)



Créditos da imagem: Reprodução site Bituca
Main 120451 bituca
A escola, localizada em Barbacena, oferece cursos profissionalizantes na área de música
Redação Sou BH
18/12/14 às 13:05
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Os interessados em estudar Música Popular na Universidade Bituca, que fica em Barbacena,  tem até amanhã (19) pelo site da escola.

No ato da inscrição online, deve ser preenchida uma ficha e encaminhas junto duas fotos 3 x 4. O candidato deve enviar uma carta com Aviso de Recebimento (AR) para o Grupo Ponto de Partida, que fica na Rua General Câmara, 11, sala 03, Barbacena- MG, CEP 36200-102. O AR assinado e devolvido é o comprovante da inscrição. Serão aceitos as inscrições com postagem datada de 19 de dezembro.

A escola abre inscrições a cada dois anos, deixando o processo mais competitivo. São em média 1.700 candidatos. Segundo a diretora administrativa da Bituca, Loló Mendes,  em 2012, foram recebidas inscrições de candidatos de 135 cidades, oito estados e quatro países.

A seleção será realizada em fevereiro e são cerca de 12 vagas para cada curso.  Será realizada na um audição individual com o mestre, e se for necessário, poderá ser feita uma segunda chamada antes da definição dos aprovados.

A Bituca tem dez anos de estrada e por lá já passaram quase mil alunos que são preparados e apresentados ao mercado sob a chancela da escola e do Grupo Ponto de Partida. A escola trabalha com o repertório voltado para a música brasileira ficando em seus ritmos e compositores. São ensinados a prática de dez instrumentos, canto, engenharia de som e produção, afinação e restauração de piano. Comuns em todos os cursos são as aulas de história da música, percepção musical, musicalização pelo método Kodály, improvisação e criação e prática de conjunto são comuns a todos os alunos. Para todos os alunos é ministrada uma formação com o Ponto de Partida que prepara os alunos para o placo, produção, ética e formação se grupos.

As aulas, semanais, se revezam entre a prática do instrumento e a formação complementar. A frequência é obrigatória e são oferecidas aulas opcionais de arranjo, harmonia, piano complementar, leitura à primeira vista, prática de estúdio.