FecharX

BH vai se transformar na capital mundial do café

<p>A capital mineira recebe na próxima semana a Semana Internacional do Café</p>



Créditos da imagem: Alexandre Souza Soares
Main cafe
Alexandre Souza Soares
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Minas Gerais vai se transformar na capital mundial do café na próxima semana. De segunda (9) à sexta-feira (13), Belo Horizonte sediará a Semana Internacional do Café.

Durante a programação o Expominas será palco do 13º Campeonato Brasileiro de Barista, do 3º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café e do 6º Campeonato Brasileiro de Prova de Café.

De acordo com Pedro Lisboa, diretor de comunicação da Associação Brasileira de Cafés e Baristas (ACBB), essa será a primeira vez que os campeonatos serão realizados fora de São Paulo.

 ?Os eventos são shows que reúnem os melhores profissionais do país, uma oportunidade única para o público de Belo Horizonte aprender um pouco mais sobre o universo do café?.

As inscrições podem ser feitas pelo email info@acbb.com.br. Os prêmios são as participações - passagem, hospedagem e alimentação - dos vencedores nos Campeonatos Mundiais em 2014.

13º Campeonato Brasileiro de Barista

O Campeonato de Barista é hoje o principal foco das atenções nas feiras mundiais de cafés especiais. Neste campeonato o barista tem 15 minutos para preparar e servir aos juízes: 4 expressos, 4 capuccinos e 4 drinques de assinatura, sem álcool. A avaliação é feita por 2 juízes técnicos, que avaliam o manuseio dos equipamentos e 4 juízes sensoriais que degustam as bebidas.

3º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café (Brewers Cup)

Essa competição destaca a arte de preparar café pelo método filtrado e manual. Os competidores precisam usar técnica e habilidade para extrair o melhor do café coado e agradar os jurados. São duas etapas, na primeira os competidores recebem 1 café, igual para todos, e devem fazer o preparo para avaliação. Na segunda etapa o barista serve seu próprio ?blend?.

6º Campeonato Brasileiro de Prova de Café (Cup Tasters)

A competição consiste em testes triangulares com café. Três xícaras com café são preparadas. Duas delas são idênticas e a outra é de um café diferente. O objetivo é que o competidor identifique a xícara de café diferente. O competidor pode separar a xícara como preferir. Aberto a provadores/classificadores de café, a competição simplesmente testa a habilidade em separar corretamente os cafés diferentes.

Workshops para juízes

A fim de calibrar o conhecimento sensorial/técnico dos juízes, serão promovidos workshops preparatórios. O workshop para juízes do Campeonato Brasileiro de Preparo de Café será dia 7/9, às 13 horas, na Academia do Café.

Já o workshop para juízes do Campeonato Brasileiro de Barista acontecerá dia 8/9, às 8 horas, no Expominas. Esta certificação está aberta somente para associados que não irão participar dos campeonatos como competidores e também a jornalistas e pessoas convidadas pela ACBB. A certificação terá validade de um ano, com certificado. As provas serão aplicadas por Roukiat Delrue (World Coffee Events) e pelo Comitê de Certificação de Juízes da ACBB.

A profissão de barista é nova no mercado. Surgiu na Itália há 20 anos, e no Brasil, começou há menos de 10. Hoje são aproximadamente cinco mil profissionais com salário médio de R$ 1,3 mil.