FecharX

BH terá o melhor clima na Copa do Mundo

<p>Expectativa é de céu limpo e azul e temperaturas amenas na capital mineira durante o Mundial</p>



Créditos da imagem:
Main 2304 clima mineirao copa mundo fifa
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

O visitante que chegar a Minas Gerais durante a Copa do Mundo vai encontrar um dos climas mais agradáveis do país. Não haverá frio cortante, nem calor escaldante durante o Mundial. A altitude da capital, com média de 852 m e limite de 1.352 m, suas coordenadas geográficas e as especificidades climáticas de inverno vão proporcionar um ambiente acolhedor para quem vem de fora ou de outros Estados.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na capital mineira deve variar entre 13,1°C (55.5°F) e 26,5°C (78.8°F) no inverno. A estação mais fria do ano chegará às 7h15 do dia 21 de junho, data do confronto entre Argentina e Irã, no Mineirão.

?Do ponto de vista climático, a principal vantagem de Belo Horizonte é que a possibilidade de ocorrerem transtornos causados por chuvas é muito pequena e a temperatura tende a ser muito agradável,? afirma o coordenador do 5° Distrito Meteorológico (Disme) do Inmet, Lizandro Gemiaki. Segundo ele, a capital mineira sofre a atuação da alta subtropical do Atlântico Sul no período, que é um sistema de alta pressão atmosférica, proporcionando céu mais limpo. ?Principalmente no período da tarde, é frequente a entrada de massas de ar frio, que provoca queda de temperatura,? detalha.

Em todo o Estado, há uma grande variação climática e ausência de chuva no período. Entretanto, um dos aspectos climáticos que despertam atenção no inverno de Belo Horizonte é a baixa umidade relativa do ar. A estiagem prolongada colabora para esse feito, podendo chegar, em alguns dias, a menos de 20%.  

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo e Esportes