FecharX

BH terá atendimento às vítimas de tráfico humano

<p>A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17), durante a abertura do Seminário Violência Institucional e Garantia de Direitos Humanos</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

O Núcleo de Atendimento a Vitimas de Crimes Violentos (NAVCV), que acolhe pessoas e famílias que enfrentam as consequências de crimes violentos, como estupro e homicídio, vai prestar atendimento também às vítimas de tráfico humano e de tortura.

A novidade foi divulgada pelo diretor de Proteção de Direitos Humanos, Diego Valadares, e pelo coordenador do Núcleo de Belo Horizonte, Bruno Martins Soares, na manhã dessa quarta-feira (17), durante a abertura do Seminário ?Violência Institucional e Garantia de Direitos Humanos?, realizado em Belo Horizonte.

?É um tema que está bastante em voga e há pouquíssima rede de atendimento para vítimas do tráfico de pessoas. Como foi implantando recentemente o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, nós seremos parceiros no atendimento dessas pessoas?, explicou Bruno Martins, destacando que o serviço ainda não recebeu nenhum caso. NAVCV O NAVCV está presente em três municípios: Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Montes Claros e, atualmente, em fase de implementação em Governador Valadares. Todos os serviços oferecidos são gratuitos. Em 2012, as unidades atenderam a cerca de 1.100 pessoas.

A unidade de Belo Horizonte, que funciona na Casa de Direitos Humanos, fez 82 atendimentos desde que passou a atender no novo endereço (fevereiro deste ano). A Casa de Direitos Humanos está localizada na avenida Amazonas, nº 560, no centro de Belo Horizonte. Além do NAVCV, a Sedese executa o Programa de Proteção a Vitimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita), o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM), o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDH), o Centro Risoleta Neves de Atendimento (Cerna) ? que faz parte do Centro Integrado de Atendimento a mulher (CIM), e dispõe do Disque Direitos Humanos (0800 031 1119).

Agência Minas