FecharX

BH recebe programação especial na 3ª Semana do Turismo

Capital mineira recebe uma série de atividades comemorativas em prol do Dia do Mundial do Turismo



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 175359 turismo dia do turismo
Redação Sou BH
28/09/15 às 17:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Até o dia 2 de outubro, a capital mineira recebe uma série de atividades comemorativas em prol do Dia do Mundial do Turismo, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado em todo o mundo no dia 27 de setembro, desde 1980.

Os eventos acontecem durante a 3ª Semana do Turismoe foram preparados pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos. Na programação, atividades acadêmicas e culturais - como palestras, debates, oficinas e exposições-, com o objetivo de difundir informações sobre a atividade em Minas Gerais. 

Nesta edição, os temas centrais são o desenvolvimento e a inclusão no setor turístico, bem como tecnologia e indicadores. O Estado recebeu 7 milhões de visitantes internacionais em 2014, em função da Copa do Mundo. Segundo o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, apesar de toda a economia interna ser beneficiada pelo efeito multiplicador do turismo, o setor ainda necessita de investimentos mais robustos e efetivos.

Nessa perspectiva, as discussões da Semana buscam promover o diálogo entre a comunidade acadêmica, o mercado, o poder público e o consumidor final, como forma de fortalecer parcerias.

Belo Horizonte recebe as programações dos dois primeiros dias do evento e os demais acontecem no interior do Estado, nas unidades regionais do Sistema. A semana conta com a participação de especialistas, professores e autoridades do trade turístico. 

A programação completa pode ser conferida no site http://semanadoturismo.com/.

Programação 

28 de setembro – 18h às 22h, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG): avenida João Pinheiro, 161, centro de BH.

Painel: Desenvolvimento e Inclusão no Turismo

- Júlio Costa Mendes: professor da Universidade do Algarve (Portugal) e Vice-Diretor do primeiro Programa de Doutorado em Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pela mesma universidade

- Neusvaldo Lima: Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (Mtur)

29 de setembro – 14h às 17h, no auditório do Sesc: Rua Tupinambás, 956, centro de BH, 16º andar.

Painel: Desafios do desenvolvimento e inclusão no Brasil

- Bernardo Lazary Cheibub: Doutor em História, Políticas e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas, professor e pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF)

- Silvia Eri Hirao: representante do Núcleo Gestão de Turismo Social do Sesc em São Paulo

- Leandro Pena Catão: Coordenador do curso de Gastronomia e do Centro de Pesquisa da Faculdade Senac – Unidade Belo Horizonte

29 de setembro – 19h às 22h, no auditório do Sesc: Rua Tupinambás, 956, centro de BH, 16º andar.

Painel: Tecnologia e indicadores do turismo

- Rafael Oliveira: Diretor de Pesquisa, Informação e Estatística do Observatório do Turismo de Minas Gerais

- Angélica Vieira: Coordenadora do Eixo Educacional de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Senac Santa Catarina

- Antônio Claret Guerra: Diretor Geral e editor do “Jornal MG Turismo”.