FecharX

BH recebe prêmio do Ministério do Turismo

A capital está entre as três cidades com melhor nível de desenvolvimento turístico



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main 172228 parque municipal
Parque Municipal, um dos pontos turísticos tradicionais da capital mineira
Redação Sou BH
16/12/14 às 18:44
Atualizado em 01/02/19 às 19:44

BH acaba de ser premiada, pelo Ministério do Turismo, como a cidade que registrou a maior evolução no quesito Atrativos Turísticos no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014. A capital ultrapassou a pontuação conquistada em 2013, que foi de 67 pontos, para 74,2 em 2014. A premiação aconteceu na manhã de hoje (16) com a participação do Ministro do Turismo, Vinícius Lage, e do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto.

Os resultados colocaram BH entre as três cidades com melhor nível de desenvolvimento turístico, com 78,5 pontos, ficando atrás de São Paulo, com 82,5 pontos, e Porto Alegre, com 80 pontos.

De acordo com presidente da Belotur, Mauro Werkema, BH foi o foco de investimentos que consolidou a capital como um destino turístico. Somente em 2014 foram investidos R$ 1,3 milhão, provenientes do Ministério do Turismo.“Nos últimos anos, a capital mineira está em crescente evolução. Exemplo disso é a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, passando sua capacidade de recepção de 10 para 16 milhões de passageiros; a nova rede de museus, como é o exemplo do Circuito Praça da Liberdade; os 34 novos meios de hospedagem que renovaram o parque hoteleiro da cidade; a gastronomia que vêm sendo, cada vez mais, reconhecida nacional e internacionalmente, além da recente candidatura da Pampulha à Patrimônio Cultural da Humanidade e outros investimento em mobilidade urbana e em outras áreas”, disse.

BH conta atualmente com seis Centros de Atendimento ao Turista, sendo dois novos localizados em pontos estratégicos: o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e a Rodoviária.

O Índice de Competitividade é feito pelo Sebrae Nacional e Fundação Getúlio Vargas desde 2008, e é aplicado em 65 destinos nacionais com o objetivo de auxiliar na  evolução da atividade turística. São 13 aspectos examinados: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, capacidade empresarial, monitoramento, economia local, aspectos sociais, ambientais e culturais.