FecharX

BH recebe mais um ponto do Samu

<p>Localizado na Cristiano Machado, o novo local pretende agilizar atendimento na região Nordeste</p>



Créditos da imagem:
Main 2205 samu
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

O mais novo ponto avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belo Horizonte já está em funcionamento. O ponto fica na avenida Cristiano Machado, em frente ao número 1.950, onde funciona a Feira dos Produtores, no bairro Cidade Nova.

Segundo informações da Prefeitura de Belo Horizonte, são 12 equipes, que contam, cada uma, com dois técnicos de enfermagem e um motorista/socorrista. As equipes são distribuídas em duas Unidades de Suporte Básico (USB), funcionam em esquema de revezamento e atendem 24 horas por dia.

Segundo a técnica de enfermagem Patrícia de Oliveira, que integra uma das equipes, a criação do novo ponto aumentou consideravelmente a agilidade na região Nordeste da cidade. ?Além de desafogar as equipes que já funcionavam na região, nós conseguimos suprir o atendimento que muitas vezes tinha que ser feito por unidades até de Venda Nova, que vinham correndo prestar socorro. Com isso, nós reduzimos o tempo de resposta para toda a região?, explicou Patrícia.

O novo ponto avançado do Samu tem uma particularidade: ele funciona em área embaixo de uma passarela que corta a avenida Cristiano Machado. Segundo o secretário regional Nordeste, Geraldo Magela, o aproveitamento da área é um dos fatores positivos para o sucesso do serviço. ?O local, que estava abandonado e precisava ser revitalizado, está em um ponto importante em via muito movimentada da região, que é a Cristiano Machado?, disse.

Em 2013, o Samu de Belo Horizonte recebeu 566.559 chamadas telefônicas, sendo que 11% destas ligações foram consideradas trotes (63.256). Quanto aos atendimentos com envio de ambulância, foram realizados 96.780 atendimentos. Na última pesquisa realizada pelo Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), do Ministério da Saúde, entre 2008 e 2010, Belo Horizonte foi classificada entre as melhores cidades brasileiras no quesito Proporção de Acesso aos Hospitais, entre os municípios com população superior a 2 milhões de habitantes. A nota de Belo Horizonte no item de acesso aos hospitais foi de 8,32, em uma avaliação de 0 a 10. Este desempenho tem como um dos pilares o trabalho realizado pelo Samu na capital.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte