FecharX

BH recebe a 7ª edição do Festival de Arte Negra

<p>A programação, gratuita, tem início nesta terça-feira (22) e vai até o dia 27</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main fan
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Neste mês, Belo Horizonte vai se transformar na capital da arte e cultura negra. De 22 a 27 de outubro, acontece a 7º edição do Festival de Arte Negra ? FAN, considerados um dos maiores festivais dedicados à arte e à cultura negra fora do continente africano.

?Depois de acompanhar de perto todas as edições do FAN, sentimos que era o momento de trabalhar de dentro para fora, não perdendo as referências internacionais que fazem parte de sua história, continuando a promover o intercâmbio cultural entre países, mas valorizando os talentos locais e regionais que sempre foram a base do festival?, explica Maurício Tizumba, diretor artístico do 7° FAN.

O festival ocorre a cada dois anos e teve início em 1995. O tema escolhido este ano, Um lugar no mundo: Afroamérica, reflete o interesse em compreender os lugares do negro no mundo em todas as suas dimensões: social, regional, internacional e geopolítica.

A programação do 7° FAN traz atrações gratuitas que incluem artistas representantes de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, africanos, argentinos e mexicanos; e dos mais diferenciados segmentos culturais: música, moda, literatura, artes cênicas, artes plásticas e manifestações populares.

Locais como o Circuito Praça da Estação, a Funarte, o Iphan, o CentoeQuatro, além dos Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura receberão trabalhos artísticos e discussões temáticas que vão transformar a capital mineira em um dos grandes polos de produção, difusão, contextualização e análise da arte negra na atualidade.

Confira a programação no Sou BH.