FecharX

BH recebe a 16ª Parada do Orgulho LGBT

<p>O evento acontece paralelamente com a Semana BH sem Homofobia</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main lgbt
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Belo Horizonte recebe mais uma edição da Parada LGBT no próximo domingo (29). A abertura acontece a partir das 11h, com concentração na Praça da Estação. Paralelo ao evento está sendo realizada a nona edição da Semana BH sem Homofobia, com debates, mostra de filmes e um seminário. As atividades acontecem até sábado (28).

A 16ª Parada LGBT é uma realização do Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CRLGBT), da Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania e do Cellos-MG.

Este ano o tema ?Estado Laico: sua religião não é nossa lei? ressalta a importância da defesa de um Estado sem religião para o enfrentamento à violência e para o fortalecimento da democracia. 

?É necessário mobilizar a sociedade e o poder público para que a cultura de paz, respeito e tolerância seja difundida, garantindo espaço para o diálogo, para a autonomia e o convívio com as diferenças. Nesse sentido, é imprescindível garantir a soberania do Estado Laico e a liberdade religiosa de cada cidadão. O desrespeito à laicidade do Estado é uma forma de violência e discriminação?, afirma a secretária municipal adjunta de Direitos de Cidadania, Sílvia Helena.

O Brasil é o campeão mundial em número de assassinatos LGBT. Em relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia, foram documentados 338 assassinatos de gays, travestis e lésbicas em 2012, um aumento de 21% em relação a 2011 e um crescimento de 177% nos últimos 7 anos.