FecharX

BH premiará cidadão como patrimônio imaterial

<p>Cidade irá reconhecer benzedeiras, sambistas, entalhadores e poetisas</p>



Créditos da imagem:
Main 0808 mestres
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Até o dia 18 de agosto, estão abertas as inscrições para o 1° Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte, que irá selecionar e premiar até três cidadãos reconhecidos como patrimônio vivo da cidade com o valor de R$ 15 mil. Representantes de diversos segmentos da cultura popular, como benzedeiras, sambistas, entalhadores e poetisas compareceram às reuniões de apresentação do edital ou foram aos centros culturais e à Diretoria de Patrimônio Cultural para se inscrever.

A iniciativa inédita é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC) que, com esse edital, tem o objetivo de reconhecer, premiar e valorizar os detentores dos saberes e fazeres que compõem o patrimônio imaterial de BH, contribuindo para a salvaguarda das tradições culturais da cidade.

Segundo a chefe do Departamento de Identificação, Registro e Promoção da Diretoria de Patrimônio Cultural, Françoise Jean, a partir do edital será possível obter mais informações sobre as manifestações culturais e tradicionais belo-horizontinas, o que é fundamental para a elaboração de novas ações de valorização e proteção da cultura popular. Uma dessas ações, inclusive, já se encontra em andamento. ?Até o final de 2014, a FMC irá inaugurar o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, proporcionando à cidade um espaço voltado para pesquisa, documentação, difusão e o fomento à cultura popular e tradicional de Belo Horizonte?, afirma.

Inscrições e Prêmio

O candidato deve ter idade igual ou superior a 60 anos e ser residente e atuante em Belo Horizonte há pelo menos dez anos. O edital completo encontra-se na Diretoria de Patrimônio Cultural (DIPC) e foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 3 de maio. A DIPC fica na Rua Professor Estevão Pinto, 601, bairro Serra, e seu funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 13h e das 14h às 17h. Dúvidas e informações referentes ao edital podem ser esclarecidas, presencialmente, na Diretoria, via e-mail ou pelo telefone 3277-5011.

O prêmio oferecido pela Fundação Municipal de Cultura é uma ajuda financeira ao mestre detentor do saber para que ele continue transmitindo seus conhecimentos. Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados por esses patrimônios vivos da capital mineira é a falta da formalização como trabalhador, o que não permite que usufruam de certos direitos decorrentes dela, como a aposentadoria, por exemplo. Além disso, o prêmio permitirá a identificação e o mapeamento das manifestações culturais da cidade e seus mestres, facilitando, posteriormente, um possível registro como patrimônio imaterial.

Mestres

O edital entende por mestres a pessoa física que detenha notório conhecimento, longa permanência na atividade e capacidade de transmissão de saberes, celebrações ou formas de expressões culturais tradicionais. Ele deve ser reconhecido por sua própria comunidade como herdeiro de saberes e fazeres da cultura popular como artes da cura, arte dos ofícios tradicionais, ser líder religioso de tradição oral, brincante, narrador de histórias, poeta popular e liderança de manifestações da cultura popular de caráter sagrado ou profano.

Também estão contemplados no edital mestres de outras categorias culturais que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, dialogam, aprendem, ensinam e se tornam memória viva e afetiva da tradição popular.