FecharX

BH pode ter racionamento de água, Copasa avisará os consumidores

Copasa pede que a população deve reduzir o consumo em 30%



Créditos da imagem: Wikipedia
Main 105200 pingo de agua
Copasa admite que pode haver rodízio de água em BH e Região Metropolitana
Redação Sou BH
23/01/15 às 13:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

De acordo com informações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa, se não houver redução do consumo de água, em quatro meses, não haverá água no Estado. Dos 34 municípios da Região Metropolitana de BH, 31 estão em situação crítica de estiagem. Na tarde de ontem (22), a presidente da Copasa, Sinara Chenna Meireles, apresentou um conjunto de medidas emergenciais para conter a crise hídrica do estado.

Segundo a presidente da Copasa, equipes serão escaladas para trabalhar na Região Metropolitana em ações de vazamento e no combate a perdas, que correspondem a 40% do volume perdido.  Serão adquiridos caminhões-pipa e implantados poços artesianos. O esquema de rodízio não foi descartado e deve ser utilizado como manobra na rede de distribuição, evitando que a água deixe de cair durante a noite em uma região em detrimento do abastecimento de outra. A população será avisada quando for acontecer o rodízio.

Segundo a Copasa, em janeiro do ano passado, 78% da água armazenada estava nos reservatórios. Hoje, o índice caiu para 30%. O Rio das Velhas , está hoje com 8.85 metros cúbicos por segundo por segundo e, no ano passado, neste mesmo período o rio tinha 14 metros cúbicos de vazão.

Algumas empresas também terão de reduzir os seus gastos com águas, de acordo com Sinara. Essa redução está mais ligada a planejamento interno.