FecharX

BH ganhará instituto em memória a Fernando Sabino

<p>Instalado no Zoológico, projeto é idealizado pelo filho do escritor belo-horizontino</p>



Créditos da imagem:
Main 2306 sabino
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

No dia 12 de outubro do ano passado, o escritor belo-horizontino Fernando Sabino completaria 90 anos. No dia 11 de outubro deste ano, sua morte completará 10 anos. Entre a primeira data e a segunda, Belo Horizonte receberá diversos eventos, ações e projetos em homenagem ao escritor.

Muitos dos projetos desenvolvidos em sua memória ganharão sede na capital. Na quarta-feira (25), será inaugurado o novo Instituto Fernando Sabino, instalado em um casarão dentro do Zoológico, na Região da Pampulha. Idealizado por seu filho, Bernardo Sabino, vai centralizar exposições, programas socioeducativos, articulações e ações relacionadas ao autor mineiro. A inauguração oficial está marcada para às 11h e contará com a presença de autoridades, artistas, convidados especiais, entre outros.

O local, que tem 145,34 metros quadrados, foi cedido ao projeto Fernando Sabino 90 anos e contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura em dezembro de 2013. Agora, o Centro de Referência, em Macacos, está em fase de transferência para o imóvel da Fundação Zoo Botânica, que está finalizando o termo de cessão por um ano. Cerca de 10 profissionais já estão atuando em um escritório montado no imóvel.

Localizado entre o prédio da administração e o recinto do hipopótamo, o casarão foi inaugurado curiosamente no dia do aniversário do escritor, 12 de outubro, em 1980. No passado, funcionava um restaurante que atendia ao público visitante da fundação e, desde 2001, está desativado.

No instituto serão desenvolvidas diversas atividades semelhantes às que estão programadas para as comemorações do aniversário de 90 anos de Fernando Sabino na Pampulha, como as ações socioeducativas, culturais e oficinas na Lagoa do Nado e Parque Ecológico. Os eventos estão ligados, principalmente, à memória do autor e às suas relações com outras personalidades.

O visitante poderá conhecer uma exposição permanente com um amplo acervo, e a história do projeto Encontro Marcado, programa de incentivo à leitura que já contemplou mais de 500 mil crianças brasileiras, em atuação desde 2005. As cenografias restauradas de diversas exposições já realizadas e os trabalhos de escolas, coletados nas cidades contempladas, serão a base da instalação do projeto. Além disso, serão desenvolvidas atividades culturais e educacionais ligadas ao autor e a outras ações institucionais, com oficinas e recreação para estudantes e visitantes.

Sucesso ano passado, o conhecido vagão multimídia, que participou de ações em Belo Horizonte e no interior de Minas, ficará no Centro de Referência do casarão, aberto à visitação a partir do final do mês. Concebido em parceria com a VLI, uma das patrocinadoras do projeto, a instalação vai abrigar uma sala de cinema para exibição de vídeos, como documentários escritos e dirigidos por Sabino, curtas e longas metragens e material multimídia relacionado ao tema e às obras. As poltronas do vagão também serão destinadas às palestras e debates. A curadoria é de Junia Melillo, que já assinou projetos do grupo Giramundo e, hoje, comanda a Fabulosa Cia de Bonecos.

?Escolhemos Belo Horizonte para instalar o Instituto Fernando Sabino pela importância da cidade e a sua influência na vida e obra do autor. Também, precisávamos de espaço para a cenografia de todas as exposições já realizadas e para restaurar aquelas que retornavam das cidades, contempladas no projeto Encontro Marcado por Minas Gerais?, afirma Bernardo Sabino.