FecharX

BH ganha mais dois Parklets

Espaços de convívio foram instalados no bairro Mangabeiras e na região da Pampulha



Créditos da imagem: Isabel Baldoni / PBH
Main 181712 parklet isabel baldoni pbh
Os projetos são uma extensão temporária da calçada que promovem o uso do espaço público de forma democrática
Redação Sou BH
31/08/15 às 18:22
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

As ruas de Belo Horizonte ganharam mais duas Varandas Urbanas no último fim de semana. Também conhecidos como minipraças ou parklets, os espaços de convívio foram instalados nas Avenida dos Bandeirantes, na altura do número 1.080, no bairro Mangabeiras, e na Alameda das Latânias, 44, na Pampulha.

A Varana Urbana do Mangabeiras tem dimensões de 7 metros por 2,20 metros, e segue o estilo contemporâneo. Composta por um banco coberto por pergolado, bicicletário, carregador USB e jardineiras, toda sua estrutura é de eco madeira e conta ainda com energia fotovoltaica. A pintura do lado externo do espaço, realizada pelo artista plástico Samuca Martins da Escola Guignard, faz menção aos pontos turísticos de Belo Horizonte. 

Já a minipraça instalada na Pampulha, compõe a mostra de decoração Casa Cor Minas 2015. Ela utiliza a técnica construtiva do gabião, criando um deck de pedras de seixo rolado ecológico. Internamente, bancos e floreiras preenchidos com canga de minério de ferro remetem a elementos genuinamente mineiros. A vegetação é composta por gramíneas e trepadeiras que transformam a Varanda Urbana em um pequeno jardim vertical. 

Os projetos são uma extensão temporária da calçada que promovem o uso do espaço público de forma democrática, realizando melhorias na paisagem urbana e oferecendo à população novos locais de socialização.