FecharX

BH ganha guia em alusão aos 50 anos da Ditadura Militar

<p><span>Lançamento do roteiro <span>ocorreu durante solenidade promovida pela Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política do Brasil </span></span></p>



Créditos da imagem:
Main ditadura
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Foi lançado na noite desta segunda-feira (31),  o guia ?Memórias de Resistência ? lugares de repressão e de luta contra a Ditadura Militar de 1964 a 1985, em Belo Horizonte?. O lançamento do roteiro, elaborado pela Belotur, ocorreu durante solenidade promovida pela Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política do Brasil em alusão aos 50 anos do golpe civil-militar em Belo Horizonte.

De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, a publicação traz o conceito do turismo urbano contemporâneo, que inclui, entre os roteiros de destinos, os lugares de memória.

Lugares como os edifícios Acaiaca e Maletta, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich), o DOPS, o Teatro Marília, dentre outros locais, são mostrados como lugares de repressão e resistência.  O material será destinado às universidades, bibliotecas, postos de informação turística e pessoas interessadas no tema.

O guia - ?Memórias de Resistência? é um roteiro com 27 locais de repressão e resistência à ditadura militar de 1964-1985 em Belo Horizonte. O guia é uma celebração do papel dos mineiros - sobretudo dos estudantes - na reação ao regime de terror consolidado pelo golpe que derrubou o presidente João Goulart e uma contribuição para a consolidação dos ideais de democracia dos 58 mineiros que deram sua juventude e sua vida no combate ao autoritarismo e à repressão de Estado.