FecharX

BH é a 6ª cidade brasileira com mais eventos internacionais

<p>Capital mineira superou Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza</p>



Créditos da imagem:
Main 2305 belohorizonte
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

Segundo pesquisa da International Congress & Convention Association (ICCA), Belo Horizonte é, hoje, a 6ª colocada entre as cidades brasileiras na captação e realização de eventos de âmbito internacional. A ICCA inclui em seu ranking feiras, congressos e convenções itinerantes, realizadas por pelo menos três vezes, em três destinos internacionais diferentes e com periodicidade fixa.

Nesse ranking, a capital mineira está mais bem posicionada do que destinos tradicionais e litorâneos, como Salvador, Recife e Fortaleza. A capital mineira supera, inclusive, a capital federal, Brasília. À frente de Belo Horizonte aparecem apenas Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Porto Alegre.

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas e pela Embratur indica que o impacto econômico de um evento internacional na cidade que o recebe é grande, já que o gasto médio diário do turista estrangeiro de eventos internacionais é de 285 dólares, contra a média de 68 dólares de um turista de lazer.

De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Werkema, a posição de destaque de Belo Horizonte é resultado do esforço realizado para trazer eventos que movimentam a cadeia produtiva e promovem a divulgação da cidade. ?Por ter tradição de serviços, com 85% do PIB concentrado no setor terciário, Belo Horizonte possui grande demanda para a realização de feiras, congressos e convenções. Agora, com a realização dos grandes eventos internacionais, com a cadeia hoteleira renovada e mais salas para reuniões e encontros de negócios, nossa cidade será mais conhecida e estará ainda mais apta a disputar o mercado internacional de captação de eventos?, disse.

Veja a classificação das cidades brasileiras no ranking ICCA:
1º - Rio de Janeiro
2º - São Paulo
3º - Foz do Iguaçu
4º - Florianópolis
5º - Porto Alegre
6º - Belo Horizonte
7º - Brasília
8º - Fortaleza
9º - Natal
10º - Salvador