FecharX

BH concorre ao título de Capital da Hora do Planeta

<p>Capital disputa com Rio de Janeiro e São Paulo e poderá ser a representante brasileira na eleição da Capital Global da Hora do Planeta</p>



Créditos da imagem:
Main 2 belo horizonte
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

Belo Horizonte é uma das três finalistas brasileiras, ao lado do Rio de Janeiro e de São Paulo, na eleição da Capital Nacional da Hora do Planeta.

O projeto é uma iniciativa da rede WWF, que, desde o ano passado ampliou as ações desenvolvidas durante as comemorações da Hora do Planeta, um ato simbólico, promovido no mundo todo, em que governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global.

Para dar uma dimensão maior ao evento, o WWF decidiu, com o apoio do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, promover a Hora do Planeta ? O Desafio das Cidades (Earth Hour City Challenge - EHCC), uma iniciativa concebida para ir além de apagar as luzes durante a Hora do Planeta, e representa um esforço para o engajamento das cidades contra o agravamento das mudanças climáticas. O anúncio da escolhida será feito na próxima semana.

Trinta e três cidades finalistas de 13 países participantes foram selecionadas entre as 163 que se candidataram neste ano. Além das cidades brasileiras, as concorrentes ao título global são do Canadá, Bélgica, Dinamarca,Finlândia, Índia, Indonésia, Itália, México, Noruega, Coreia do Sul, Suécia e Estados Unidos. As capitais nacionais da Hora do Planeta estarão reunidas no próximo dia 27, em Vancouver, no Canadá, quando também será conhecida a Capital Global da Hora do Planeta.

A Hora do Planeta começou em 2007 em Sydney, na Austrália, quando 2 milhões de pessoas se manifestaram contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes das casas e empresas. Na última edição, centenas de milhões de pessoas de 152 países desligaram os interruptores de suas residências para demonstrar seu compromisso de apoiar o planeta. Neste ano, a Hora do Planeta será no próximo dia 29, entre 20h30 e 21h30.