FecharX

BH comemora 116 anos com programação variada

<p>Shows, peças teatrais e prestação de serviços marcam aniversário da capital com ações que se estendem até o dia 16</p>



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main bh
Charles Tôrres
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:24

Belo Horizonte completa 116 anos na quinta-feira (12), mas a comemoração já começa neste sábado (7) com uma programação variada. A cidade receberá uma série de atrações culturais e de lazer, programas que focam a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, além da prestação de serviços para a população. As atividades serão realizadas em todas as regiões da cidade até segunda-feira (16).

Um dos destaques é a ação inédita que vai acontecer em todos os centros culturais da cidade. O dESContorno Cultural oferecerá mais de 80 atrações gratuitas, entre shows, peças teatrais, filmes e saraus. A ideia dos eventos partiu do princípio da descentralização das ações culturais na capital.

Na quarta-feira (12), data do aniversário da cidade, acontece o lançamento oficial, na Casa do Baile, da candidatura da Pampulha a Patrimônio Cultural da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). No final da tarde acontecerá a tradicional missa comemorativa, na Igreja da Boa Viagem, e durante a noite haverá uma apresentação do Festival Internacional de Corais, no Centro Cultural Jardim Guanabara.

Sábado (7), primeiro dia de comemoração, a Regional Leste promove a pintura e a grafitagem do muro e do viaduto da Ferrovia Centro-Atlântica/VLI, na Avenida dos Andradas, entre as avenidas Itaituba e Belém, no bairro São Geraldo. ?Tudo de Cor nos Trilhos da Leste ? Um evento pela Paz? é uma ação que tem como objetivo tornar o espaço mais bonito e agradável, permitindo que a comunidade se aproprie da obra e continue contribuindo para a sua conservação.

Parceiros da Natureza

Um dos destaques da programação acontece no domingo (15), às 9h, quando a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) participará, no Parque Ecológico da Pampulha, do lançamento do programa Parceiros da Natureza. O programa abre espaço para que pessoas físicas ou jurídicas possam adotar bens da fundação a fim de contribuir com a educação ambiental e a manutenção do patrimônio.

Durante o evento, a FZB-BH anunciará a assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado de Minas Gerais para a liberação de R$ 5 milhões, destinados a diversas intervenções nos espaços da fundação.

Confira aqui a programação especial do aniversário da cidade.