FecharX

Após quatro meses de queda, BH volta a registrar avanço de casos de dengue

Voltas do período chuvoso e do calor deixam autoridades e população em alerta



Créditos da imagem: Divulgação/Agência Brasil
Main 163748 dengue
Redação Sou BH
30/09/17 às 16:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

O período chuvoso volta oficialmente neste domingo (1) e, com ele, a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela contaminação de dengue, chikungunya e zika. Antes mesmo do retornodas chuvas, BH registrou o primeiro avanço na quantidade de casos de dengue em agosto após quatro meses de recuo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram confirmados neste mês 13 casos da doença. O número é ainda muito abaixo do registrado em março, último mês do período chuvoso, quando 222 enfermidades foram confirmadas. Mas abril, maio, junho e julho apresentaram quedas em comparação ao mês anterior.

Desde o início deste ano, a região onde mais casos de dengue foram confirmados foi Venda Nova, com 132, seguida da Noroeste (122). No outro extremo, a região Centro-Sul só teve 51 confirmações de um total de 802 em toda a capital mineira.

Na próxima semana o grupo de arte e mobilização da secretaria, Mobiliza SUS-BH, fará uma série de ações, como abordagem em locais com grande fluxo de pessoas, panfletagem e esclarecimentos em bairros da capital, empresas, escolas, entre outros, com o objetivo de formar multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Chikungunya e zika

Até o momento, foram confirmados 70 casos de chikungunya. Dentre os casos, 38 são importados, ou seja, contraídos fora de Belo Horizonte e 32 autóctones (contraídos no município). Há ainda 12 casos em investigação para a doença.

Já em relação a zika, foram confirmados 17 casos, neste ano, na capital. Há 130 casos notificados para a doença, desses 96 são de residentes de Belo Horizonte e 34 de outros municípios. Dos casos de moradores da capital, 68 foram investigados e descartados os outros 11 casos continuam em investigação para a doença.