FecharX

Belotur e Bombeiros se reúnem com blocos de rua para tirar dúvidas sobre Carnaval

Cerca de 80 blocos participaram do encontro sobre as regras para o evento



Créditos da imagem: Divulgação / Belotur
Main 232900 20181001 194054
Redação Sou BH
02/10/18 às 23:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

A Belotur e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais se reuniram com representantes dos blocos de carnaval para esclarecer as dúvidas dos organizadores sobre a Instrução Técnica 39 (IT-39), que cria regras para manifestações culturais espontâneas na cidade, como a dos próprios blocos de rua.

No encontro, foram debatidos temas como o que é manifestação cultural e o que é evento, ocorrências, regularização e recomendações para trios elétricos e veículos de apoio.

O objetivo da reunião foi apresentar aos representantes dos blocos considerações de segurança para concentrações, deslocamentos e dispersões dos foliões. De acordo com o tenente Enock Gonçalves do Nascimento, da Adjuntoria de Prevenção do 1º Comando Operacional de Bombeiros, o esclarecimento dessas dúvidas e a transparência dos blocos com as entidades envolvidas minimiza riscos, tornando a festa mais confortável e segura.

“Para os blocos de rua considerados manifestações culturais espontâneas aplica-se a IT-39 desde que não haja delimitação por barreiras que impeçam o trânsito livre das pessoas, não haja previsão de público sobre estruturas provisórias, como arquibancadas, camarotes e similares, não haja estruturas provisórias para comercialização, como barracas e tendas, não haja espetáculo pirotécnico ou utilização de brinquedos mecânicos e, por fim, não haja palcos e separação de públicos mediante venda de ingressos e abadás,”, explica o tenente Enock.

Quem quiser conhecer o conteúdo completo da Instrução, pode consultar pela internet.

Planejamento

Essa é a segunda reunião geral com blocos de rua organizada pela Belotur este ano. A primeira aconteceu em 20 de agosto, quando a empresa de turismo do município apresentou o Planejamento do Carnaval de Belo Horizonte 2019.