FecharX

Belo Horizonte vai ganhar liga de baristas

Com 29 integrantes, entre empresários, pesquisadores, produtores e proprietários de cafeterias e empórios, a liga será oficialmente criada em junho



Créditos da imagem: Café das Amoras
Main 131506 cafe barista
Liga contará com profissionais especializados em café de alta qualidade
Redação Sou BH
02/06/15 às 14:46
Atualizado em 01/02/19 às 19:05

Por Thaíne Belissa, do Diário do Comércio

Belo Horizonte vai ganhar uma liga de baristas, profissionais especializados em café de alta qualidade. A iniciativa é do empresário Felipe Brazza, que é dono da marca Café das Amoras e se uniu a diferentes atores do segmento para impulsionar o consumo de café especial na Capital. Com 29 integrantes, entre empresários, pesquisadores, produtores e proprietários de cafeterias e empórios, a liga será oficialmente criada em junho, durante o lançamento da Semana Internacional do Café.

De acordo com Brazza, a ideia veio de sua experiência própria. Como empresário do ramo, barista e consumidor de café, ele percebeu que o mercado do produto em Belo Horizonte era pouco explorado, principalmente o café especial. Para o empresário, esse cenário tem a ver com a desarticulação dos atores do segmento. "Cada um faz seu trabalho e fica por isso mesmo. Vi que faltava fazermos as coisas juntos e, assim, deixarmos de ter uma atuação pontual", avalia.

Além de 14 empresas do segmento, entre marcas de café, cafeterias e empórios, Brazza convidou uma doutoranda em café da UFMG, além de baristas, produtores, provadores internacionais e outras pessoas ligadas ao assunto, contemplando as diferentes fases da cadeia de produção e comercialização do café.

Segundo o empresário, a ideia é que esse grupo se reúna a cada 10 dias para elaborar ações para promover o conhecimento e o consumo do café em Belo Horizonte. A expectativa é que o anúncio oficial da liga aconteça em junho, quando a Semana Internacional do Café, será lançada para autoridades de Minas Gerais.

O idealizador explica que o foco da liga é muito mais sócio-educativo do que comercial. Ele destaca que o grupo não vai trabalhar para promover empresas, mas para difundir o conhecimento do produto. "Queremos falar sobre o que é o café especial, o que tem no produto, quais são os métodos de preparo. Mas é claro que essas ações vão melhorar o cenário do produto na cidade: na medida em que as pessoas conhecerem melhor o café, elas vão buscar consumir mais produtos melhores, fazer cursos e isso vai gerar bons resultados para toda a cadeia", diz.

Apesar de ainda não ter sido lançada oficialmente, a liga já realizou sua primeira atividade no dia 24 de março em comemoração ao Dia Internacional do Café, comemorado no dia 25 de maio. Baristas, produtores e cafeterias da liga serviram café de graça da Praça da Liberdade, utilizando 70 mil litros de água e 8 quilos de café. O idealizador destaca que a liga pretende fazer novas intervenções como essas, além de se integrar em outros eventos tradicionais da cidade.

"Belo Horizonte tem a Feira da Cachaça e podemos colocar um estande lá também, por que não? Além desse há muitos outros eventos e solenidades para explorar porque café é uma paixão nacional, então nosso universo é amplo", frisa.

Se depender do mercado do café em Minas Gerais, a liga tem sucesso garantido, já que o Estado é responsável por metade da produção nacional do grão, segundo o Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais. Segundo o presidente da instituição, Archimedes Coli Neto, a previsão para 2015 é de exportação de 36 milhões de sacas de café, o que equivale US$ 6 bilhões de receita.