FecharX

Belo Horizonte passa a contar com mais 118 táxis nas ruas

<p>Toda nova frota é da categoria pessoa física, sendo 16 condutores com deficiência</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:49

Passados 30 dias da entrega das novas Permissões de Táxi, Belo Horizonte já conta com 118 veículos circulando nas vias da cidade. Desses novos prestadores do serviço, todos são da categoria pessoa física, dentre eles, 16 são condutores com deficiência.

O balanço dessa segunda-feira (8) mostra que 20% dos vencedores da licitação de táxi já ingressaram no Sistema de Táxi da capital e o prazo para início de operação será bem inferior aos 90 dias, estabelecidos pelo edital de licitação para apresentação do veículo. A média de vistorias realizadas na BHTrans é de 20 por dia.

De acordo com Jussara Bellavinha, diretora de Atendimento e Informação da BHTrans, todas as 605 permissões da licitação para novos táxis na capital já foram convocadas e o prazo para cadastramento ? entrega de todas as documentações ? se encerra no dia 17. A partir de então, a data final para começar a rodar vai depender da apresentação do veículo pelo permissionário.

Somente as pessoas jurídicas, as seis empresas que vão colocar no mercado 60 veículos para atender deficientes e passageiros com dificuldade de locomoção, vão depender de um prazo maior de adaptação dos veículos. Atualmente, apenas um veículo do Sistema de Táxi de Belo Horizonte presta o serviço, denominado Táxi Acessível.

?A partir de agora, todos os dias novos carros vão entrar no sistema. Isso é muito importante para a cidade, em primeiro lugar por sua finalidade específica, que é atender à demanda da cidade e depois, entendendo o contexto de maneira mais ampla, pela geração de empregos. Se considerarmos os novos permissionários e os condutores auxiliares, além das vagas abertas pelos condutores auxiliares que se tornaram permissionários, são mais de 1.200 postos de trabalho. Esse número é maior do que o gerado por indústrias, em curto prazo?, ressalta Jussara Bellavinha.

Licitação. O processo de licitação para as 605 novas permissões começou em fevereiro de 2012 e foi homologado em janeiro de 2013, conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

As permissões foram divididas em 545 na categoria pessoa física, dentre as quais 55 para motoristas com deficiência, e 60 para a categoria pessoa jurídica, divididas em seis empresas com 10 permissões para cada, direcionadas para o Táxi Acessível.

Em fevereiro, a BHTrans iniciou a convocação dos 55 vencedores da categoria pessoa física com deficiência. Eles entregaram a documentação exigida, passaram por perícia médica, conforme previsto no edital, e foram autorizados a comprar o veículo. O prazo para apresentação dos carros é de até 90 dias. Para começar a rodar, todos os veículos passam por vistoria.

A licitação para pessoa jurídica foi encerrada em 23 de janeiro e, a de pessoa física, no dia 29 do mesmo mês, com a publicação dos nomes dos aprovados no DOM.

Em março, os vencedores da concorrência pública receberam os Termos de Permissão para atuarem no Serviço Público de Transporte por Táxi de Belo Horizonte.

NÚMEROS DO SETOR

Frota atual: 6.109

Total de taxistas: 11.544 (permissionários: 6.109  auxiliares: 5.435)

Usuários por dia: 96 mil

Viagens por dia: 68 mil

Táxi especial (frota: 84)