FecharX

Belo-horizontino terá uma unidade da PM a cada 4 km; serão novas 86 bases

Estrutura atenderá a população no registro de ocorrências e atuar na prevenção pela capital mineira



Créditos da imagem: Manoel Marques/Imprensa MG
Main 202043 mmn 3091
Redação Sou BH
29/08/17 às 14:53
Atualizado em 01/02/19 às 19:05

O belo-horizontino estará mais seguro a partir desta terça-feira (29). Ao menos é o que prometem a Polícia Militar e o Governo de Minas, responsáveis por criar 86 bases móveis espalhadas pela capital mineira, que vão funcionar das 14h à 0h. O objetivo é que o morador tenha ao seu alcance uma unidade policial em um raio de 4km, em média. 

A atuação setorizada da polícia, que integra o projeto Segurança Comunitária, é a nova estratégia da instituição para combater e reduzir ainda mais os índices de criminalidade no Estado. A ação integra o Programa Mais Segurança, criado pelo governador Fernando Pimentel (PT). O gestor fez a entrega simbólica dessas bases hoje, em solenidade no Palácio da Liberdade.  

Projeto

O Segurança Comunitária prevê a divisão da capital mineira em 86 territórios, onde serão instaladas bases comunitárias, constituídas por uma van equipada com câmeras de videomonitoramento, rádios digitais e equipamentos de segurança. Os veículos serão instalados em locais de visibilidade, maior incidência criminal e grande circulação de pessoas. De acordo com a divisão proposta pelo projeto, a cada quatro quilômetros haverá uma base móvel da PM, aumentando a sensação de segurança da população e o trabalho de patrulhamento em todas as áreas da cidade.

Para o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, as bases móveis, além de atender à população no registro de ocorrências e pesquisas nos sistemas informatizados, também vai melhorar a prevenção nos mais diversos pontos da cidade.

“As bases têm acesso às câmeras do Olho Vivo na região onde elas estão presentes. Por esse monitoramento interno, há condições de acionar, via rádio, o militar que está fazendo patrulhamento para que ele cheque aquela situação de suspeição, gerando potencial preventivo para a cidade”, explicou o comandante-geral.

Confira abaixo o local das unidades móveis:

 

Segundo Pimentel, apesar das dificuldades financeiras o Governo tem priorizado investimentos em segurança pública. “Nós vamos estender esse esforço para todo o Estado. Claro que vamos esbarrar na dificuldade de recurso, porque, evidentemente, estamos passando por um problema financeiro grave. Herdamos uma dívida, um déficit muito grande e a situação no país também não é nada confortável desse ponto de vista, mas estamos enfrentando essa dificuldade com aquilo que os mineiros sabem fazer de melhor: trabalhar”, disse.

Com Agência Minas