FecharX

Barroco se despede da Casa Fiat

Em cartaz até 7 de setembro, exposição propõe atividades lúdicas além da visitação



Créditos da imagem: Studio Cerri
Main santo in%c3%a1cio de loyola 20140904170445
Escultura de Santo Inácio de Loyola
Redação Sou BH
04/09/14 às 17:08
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Quem ainda não conferiu a exposição “Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro”, na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 - Funcionários), tem até o fim de semana para fazer uma visita e conhecer um pouco mais sobre a história e a obra do período Barroco. Em cartaz até domingo (7), a mostra reúne raras esculturas moldadas em prata e ouro, algumas nunca vistas pelos brasileiros.

Ao todo, 40 peças compõem a exposição, montada exclusivamente para a inauguração da Casa Fiat de Cultura no Circuito Cultural Praça da Liberdade. Dessas peças, 20 vieram da cidade de Nápoles, na Itália, para se juntarem a outras 20 obras mineiras na galeria do espaço.

No fim de semana de despedida da mostra, o visitante pode também participar da oficina “Paisagem sonora: Barroco x Contemporâneo”. Sem agendamento prévio, a atividade propõe ao público uma viagem ao ambiente sonoro das cidades colônias mineiras, contrapondo com o ambiente contemporâneo. Partindo de questionamentos como qual seria o ruído das ruas, a música das igrejas, das festas, quais eram os instrumentos, os ritmos, as canções naquela época e chegando a reflexão de quais sons fazem parte da nossa vida hoje, a atividade tem um caráter experimental e lúdico.

Para participar, basta procurar o Balcão do Educativo, na entrada da exposição, a partir das 15h de sábado (6) ou domingo (7). Adultos e crianças acima de dez anos podem participar.