FecharX

Bancos de leite humano de Minas Gerais estão carentes e precisando de doações

Alimento é muito importante para o desenvolvimento dos bebês, evita doenças e diminui a mortalidade infantil



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 203520 amamentando bebe leite materno
Minas Gerais conta hoje com 31 unidades ligadas à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
Redação Sou BH
22/05/15 às 20:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:17

As doações de leite humano diminuíram em Minas Gerais, por isso os bancos estão carentes e precisando da colaboração de mulheres saudáveis e que estejam dispostas a doar seu leite excedente. Muitas mulheres também não conseguem amamentar seus filhos, mas o leite que ela produz pode salvar vidas. 

O alimento é muito importante, já que é rico em nutrientes e pode garantir a sobrevivência de bebês prematuros, com pouco peso e que estão internados com algum tipo de risco. O alimento também é essencial para o desenvolvimento dos bebês, evita doenças e diminui a mortalidade infantil. 

Minas Gerais conta hoje com 31 unidades ligadas à Rede Brasileira de Bancos de Leite HumanoA maternidade Sofia Feldman, por exemplo, é um dos lugares que faz a coleta do leite. Diariamente, a coleta também é feita em outros 19 pontos espalhados pelo Estado. A maioria das mães colhe o leite em casa.

Para doar, é preciso que a doadora apresente excesso de leite, deve ser saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação.

Como doar?

Banco de leite da Maternidade Odete Valadares - Avenida Contorno, 9494, no bairro Prado. O telefone do local é (31) 3239-9507.

O Hospital Sofia Feldman conta com um posto de coleta de leite humano e com enfermeiras apoiadoras do aleitamento materno que vão em domicílio orientar e recolher o leite doado. O telefone do hospital é (31) 3408-2256.

Clique aqui para saber outras informações e postos de doação.