FecharX

Chuvas: Minas registra 6 óbitos, 4 desaparecimentos e 8 cidades em emergência

Alagamentos, deslizamentos de barranco e inundações levaram grandes estragos aos moradores



Créditos da imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Main grey
Redação Sou BH
06/12/17 às 21:05
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Chuvas castigaram a cidade de Rio Casca e interditaram a BR-116 (acima, à direita) - Divulgação/Corpo de Bombeiros

Desde o início do período chuvoso, em outubro, seis pessoas morreram em decorrências das fortes chuvas em Minas Gerais. O boletim geral divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta quarta-feira (6) também mostra que oito municípios decretaram situação de emergência ao Governo, entre eles Ribeirão das Neves e Congonhas. Ao todo, quatro pessoas estão desaparecidas no Estado depois de terem sido levadas pelas enchentes.

Na Zona da Mata mineira, duas cidades foram fortemente impactadas com as chuvas nos primeiros dias de dezembro. Em Urucânia, três pessoas estão desaparecidas, entre elas uma idosa e uma criança. Já em Rio Casca, a enxurrada atingiu casas e interditou a MG-329, próximo a BR-262. A MG-108, em Laginha, também está bloqueada.

Em Vespasiano, um jovem está desaparecido depois de ter sido arrastado pela enchente. “As buscas pelos desaparecidos continuam em Urucânia e Vespasiano. Nas outras cidades atingidas a corporação está empenhada nas ações humanitárias, coordenando operações em conjunto com a Defesa Civil municipal para ajudar na reestruturação das famílias atingidas e levar água e comida aos locais de difícil acesso”, explica ao SouBH o tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara. 

Vamos ajudar?

Muitas famílias perderam móveis, roupas, mantimentos e outros objetos importantes para o dia a dia. Quem quiser ajudar pode doar para algumas instituições voluntárias e empresas que destinarão aos locais necessitados. Os itens são: água mineral, alimentos, colchões, roupas de cama, cobertores, fraldas infantis, material de limpeza e de higiene pessoal, telhas.

O aplicativo Cabify está dando 100% de desconto em duas corridas para quem quiser levar doações para o Life Me e André Dekinha Tattoo, até o dia 15 de dezembro - basta aplicar o código JUNTOSPORUMABOACAUSA. A campanha é válida de segunda a sexta-feira, até às 19h.

O desconto máximo é de R$ 20 por corrida Lite com os seguintes endereços de coleta de doações como pontos de origem ou destino: Rua Teixeira de Freitas, 475 - Santo Antônio (Life me), e Rua Itajubá, 682 – Floresta (André Dekinha Tattoo). Os locais da campanha do Cabify estão disponíveis para receber as doações de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, exceto em feriados.  

O Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social) e a Cruz Vermelha também estão recebendo doações.

Veja os locais e horários:

SOS Chuvas Minas - Cruz Vermelha 
Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h
Endereço: Alameda Ezequiel Dias, nº 427, Santa Efigênia 
Contato: (31)3239-4211

Abraça Minas - Servas
Horário: segunda a sexta, das 8h às 19h / Plantão sábado e domingo, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários
Doações em espécie:
Caixa Econômica Federal
Banco: 104
Ag: 1667-5
Op: 003
CC: 4031-7
CNPJ: 17.385.840/0001-12

Toda a arrecadação será revertida em itens de necessidade básica para as vítimas das fortes chuvas nos municípios mineiros.