FecharX

Baixa umidade do ar preocupa Belo Horizonte

<p>Defesa Civil pede atenção da população aos cuidados que devem ser tomados nos próximos dias</p>



Créditos da imagem:
Main 2005 baixa
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Ontem (19), a umidade relativa do ar na capital ficou em 28%, índice abaixo do considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta com a possibilidade dos números baixarem ainda mais até quinta-feira.

Por isso, os belo-horizontinos devem redobrar a atenção durante a semana. Com o tempo seco, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios.

A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou nota em que pede atenção da população aos cuidados que devem ser tomados nos próximos dias. Atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas são desaconselháveis, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. A população também deve ingerir líquidos para evitar a desidratação, preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas e dormir em local arejado e, se possível, umedecido por aparelhos.

De acordo com o Centro de Climatologia TempoClima PUC Minas, não há previsão de chuva para a capital até o fim de semana. O ar seco está presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, o que interfere diretamente na qualidade do ar. A ausência de nuvens também contribui para a diminuição da umidade, que deve ficar entre 30% nas horas mais quentes do dia.