FecharX

Autoescolas mineiras se reúnem com Detran para discutir volta do simulador de direção

O tema tem gerado polêmica e uma reunião deve acontecer nesta quarta-feira entre representantes da categoria e diretores do Detran.



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 205420 shutterstock 137596751
Resolução do Contran não determina que as autoescolas sejam obrigadas a adquirir o equipamento
Redação Sou BH
22/07/15 às 20:56
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

As autoescolas de Minas Gerais têm adotado um tom cauteloso em relação à nova regra nacional que volta a exigir aulas nos simuladores de direção. O tema tem gerado polêmica e uma reunião deve acontecer nesta quarta-feira (22) entre representantes da categoria e diretores do Detran.

Segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Siprocfc), Rodrigo Fabiano Silva, o encontro vai estudar possíveis brechas na resolução 543 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata justamente da obrigatoriedade dos simuladores.

“Nós entendemos que a resolução ainda permite ao Detran fazer uma regulamentação através de portaria. Como, por exemplo, se o espaço vai ser liberado ou se vai ter um tamanho definido. Se as aulas (no simulador) que podem ser trocadas por aulas práticas serão obrigatórias ou poderão ser à critério do cliente ou da própria empresa”, explicou.

Rodrigo Fabiano Silva diz que a orientação do sindicato é que as autoescolas não adquiram o simulador antes que as dúvidas sejam sanadas. “Pedimos à categoria que aguarde e não adquiram ainda o equipamento, seja por comodato ou seja por compra, para que a gente possa encontrar a melhor solução para a implantação deste sistema”, enfatizou.

O presidente do Siprocfc lembrou ainda que a resolução do Contran não determina que as autoescolas sejam obrigadas a adquirir o equipamento. “Já deixamos claro que o uso do simulador só é obrigatório aos candidatos à obtenção da carteira ‘B’. Ele não é de uso obrigatório dos centros de formação de condutores”, disse Rodrigo Fabiano Silva.

Fonte: Portal Itatiaia