FecharX

Projeto oferece aulas gratuitas de skate em parque de BH

O “Projeto Xis Game: manobra para o futuro” chega ao segundo ano e quer atingir cerca de 120 atletas



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
09/01/18 às 21:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:15


Divulgação/PBH/Thiago Fernandes

Imagine inscrever seu filho em aulas de skate ministradas por profissional experiente e com equipamentos - incluindo o próprio skate - disponibilizados gratuitamente?! Tudo isso sem gastar um centavo! Pois é exatamente essa a proposta da iniciativa "Projeto Xis Game: manobra para o futuro", que será expandida neste ano e é ofertada pela pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

O objetivo do projeto, segundo o presidente da associação, Marcelo Sena, é oferecer 
reflexão e discutir temas sobre a apropriação dos espaços públicos e a formação o caráter dos jovens por meio da prática de skate. A iniciativa começou no Parque das Amendoeiras, em Contagem, e agora será ofertada também em Belo Horizonte, no Parque Nossa Senhora da Piedade, na região Norte da cidade. 

As aulas são realizadas às terças e quintas às 13h30, 15h e 16h30 no contraturno escolar. Os interessados devem ter entre 7 e 17 anos e estar matriculados em qualquer escola (pública ou privada). A meta é atingir aproximadamente 120 atletas até o fim deste ano. Além das datas durante a semana, 
aos sábados, a partir das 9h são realizadas oficinas de skate no Parque.

O projeto conta com três turmas de 15 alunos cada e, atualmente, apenas os horários de 15h e 16h30 possuem vagas disponíveis. Os interessados devem fazer as inscrições pessoalmente no parque (feitas por ordem de chegada), acompanhados dos pais ou responsáveis legais que precisam assinar o termo de inscrição.

As aulas são gratuitas e ministradas por Rogério Moraes. Com isso, cada aluno recebe um kit de segurança: joelheira, cotoveleira, munhequeira, capacete, skate e uniforme de uso individual. Todos os equipamentos ficam no parque depois das aulas. 
É importante salientar que, para se manter matriculado nas aulas, o aluno não pode registrar mais de 25% de faltas em um mês.

Marcelo Sena, diretor da associação responsável pelo projeto, explica que a modalidade esportiva é bem cara (um skate mediano custa em torno de R$300 e requer manutenções periódicas), apesar de poder ser praticada em qualquer lugar gratuitamente. Ao mesmo tempo, sua popularidade vem crescendo entre os jovens desde que se tornou uma modalidade olímpica. “Escolhemos uma modalidade que está crescendo no gosto dos jovens e que vem revertendo sua imagem negativa associada à contracultura e à malandragem. Usamos o skate para ensinar disciplina, persistência e valores para a formação do caráter”, conta. 

Confira a lista de parques da capital que possuem pistas de skate:


Barreiro
Parque Carlos de Faria Tavares (Vila Pinho) - Avenida Perimetral, 800, Bairro Castanheiro II, Vale do Jatobá

Centro-Sul
Parque Julien Rien - Avenida Francisco Deslandes, s/n / Avenida Bandeirantes, 911, Bairro Bandeirantes

Parque Municipal das Mangabeiras - Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras

Nordeste 
Parque Municipal Ismael de Oliveira Fábregas - Rua Horta Barbosa, 1.014, Bairro Nova Floresta

Parque Professor Guilherme Lage - Rua Angola, 665, Bairro São Paulo

Noroeste
Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira - Rua Bom Retiro, 232, Bairro Padre Eustáquio

Norte
Parque Nossa Senhora da Piedade - Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Bairro Arãao Reis

Pampulha
Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva - Rua dos Agrônomos, 285, Bairro Alípio de Melo

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado - Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã

Venda Nova
Parque do Bairro Jardim Leblon - Rua Salto da Divisa, 99, Bairro Leblon