FecharX

Atividades de astronomia em BH neste sábado (26)

<p>UFMG e PUC Minas promovem ações sobre o espaço e cosmologia</p>



Créditos da imagem:
Main 2404 astronomia puc ufmg bh
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Neste sábado (26), alunos e professores da PUC Minas estarão de olho no céu de Belo Horizonte. O Projeto ?Jornada nas Estrelas? será realizado a partir das 19h no Parque Ecológico da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061). Na programação estão previstos observações astronômicas monitoradas, palestra com o tema ?Vida extraterrestre e Ufologia: Eles já estão aqui?? e uma apresentação teatral.

O projeto é uma iniciativa do grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia) do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, coordenado pelo professor Peter Leroy, e reúne professores e alunos de diferentes cursos da Universidade.

O grupo Gaia tem por objetivo a divulgação e o ensino da Astronomia a um público cada vez maior, levando o conhecimento a todos os interessados. O grupo pretende desenvolver um maior interesse pela Ciência e pela Astronomia por meio de um aprendizado mais dinâmico e interativo.

De março a novembro, sempre aos sábados, serão realizadas diversas atividades gratuitas para o público em geral, sem necessidade de agendamento. Para isso, o projeto conta com o trabalho de professores, técnicos e monitores da PUC, além da equipe de segurança do Parque Ecológico da Pampulha.

Astronomia indígena

Também no sábado (26), o Espaço do Conhecimento UFMG promove sessão de astronomia indígena para encerrar a programação especial de aniversário do museu, que completou quatro anos em abril.

A atividade acontece no Planetário do Espaço, às 14h, e a entrada custa R$ 6 e R$3 (meia-entrada). Professores licenciados e estudantes de todos os níveis do ensino público têm gratuidade.

Segundo os organizadores, a sessão comentada vai abordar as formas de olhar e interpretar o céu a partir da perspectiva dos índios tupi-guarani. Elaborada pelo núcleo de astronomia do museu, a sessão apresentará narrativas que envolvem o sol, a lua, os pontos cardeais, mudanças nas estações, eclipse lunar e as constelações da Ema, Homem Velho, Veado e da Anta, de acordo com a tradição indígena.

O Espaço do Conhecimento UFMG compõe o Circuito Cultural Praça da Liberdade.