FecharX

Atendimento do Detran passa a ser feito também nas UAIs

<p>População terá acesso a dez novos serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais nas 28 Unidades de Atendimento Integrado do estado</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

A oferta de serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) será ampliada a partir deste mês. As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) também vão atender os motoristas na capital e no interior do estado.

Para o chefe do Detran-MG, Oliveira Santiago Maciel, a partir de agora o cidadão mineiro tem mais alternativa. ?Estamos possibilitando mais uma opção próxima aos cidadãos. Buscamos formas de atender melhor e as UAIs são espaços ideais que reúnem vários serviços importantes?, explicou.

As UAIs vão oferecer à população um conjunto de 10 novos serviços do Detran-MG. O convênio abrange todas as 28 unidades instaladas no estado, sendo quatro em Belo Horizonte e 24 no interior.

As Unidades de Atendimento Integrado começaram a ser implantadas em 2007 e vêm registrando aumento no número de atendimentos. Somente em 2012, foram 6,48 milhões, desempenho 34,6% maior do que em 2011.

Novos serviços

Os novos serviços serão implantados de forma gradativa. De abril a dezembro deste ano serão implantados os serviços de entrega de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); alteração de endereço do motorista e do condutor e comunicação de venda de veículos.

Os demais serviços estarão disponíveis posteriormente, priorizando a implantação de acordo com a demanda e a necessidade de cada município. Alguns serviços do Detran-MG já estão disponíveis na UAI da Praça Sete, em Belo Horizonte, e em 10  unidades no interior, nos municípios de Barbacena, Caratinga, Divinópolis, Uberaba, Juiz de Fora, Betim, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Varginha. 

Entre os serviços que as UAIs oferecem atualmente estão as carteiras de identidade e de trabalho, inscrição no seguro-desemprego, disponibilização de vagas de trabalho, emissão de atestados de antecedentes criminais, inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), serviços da Cemig, como segunda via da conta de energia e da Polícia Federal, como emissão de passaportes.

Confira os novos serviços do Detran-MG que serão disponibilizados, gradativamente, pelas UAIs:

Abril a dezembro de 2013:

- Alteração de dados do condutor ou do veículo

- Inclusão da comunicação de venda do veículo;

- Entrega de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) quando ambos os documentos forem devolvidos pelos Correios;

Posteriormente:

- Emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV (1ª e 2ª vias);

- Registro de veículos (primeiro emplacamento);

- Transferência de propriedade de veículos

- Baixa de propriedade de veículos

- Realização da prova eletrônica de legislação

- Emissão de alvarás de liberação de veículos apreendidos

Agência Minas