FecharX

Ação reúne artistas de BH e transforma tapumes da Praça da Liberdade em galeria a céu aberto

Os painéis ficarão expostos para a população até setembro



Créditos da imagem: Amira Hissa/PBH
Main 191855 43547213062 40b1cfbdd8 o
Redação Sou BH
23/07/18 às 19:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

A Praça da Liberdade terá murais e grafites expostos até setembro. Interditado para obras de revitalização, o ponto turístico recebeu uma ação cultural da Prefeitura de Belo Horizonte com vários artistas da capital pintando os tapumes que cercam a praça.

Durante a ação, realizada no último domingo (22) em parceria com o Instituto Amado, uma parte dos tapumes ficou livre para a população se expressar. Crianças e adultos tiveram a oportunidade de usar as tintas, contribuindo para as telas dos artistas do grafite e muralismo de BH.

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) acompanhou a primeira-dama Ana Laender durante a execução dos trabalhos e comentou sobre a importância da arte urbana nos espaços públicos da capital.

Com o apoio do Movimento Gentileza, a prefeitura também firmou parceria com o Instituto Amado com o objetivo de amadurecer e desenvolver projetos com viés sociais, artísticos e educativos.

A intervenção

O Instituto Amado realizou um chamamento público e selecionou 57 artistas que pintaram os painéis, simultaneamente. Cada artista selecionado recebeu da prefeitura um kit com materiais de pintura; uma ajuda de custo de R$300 do Instituto Amado, além de um kit alimentação fornecido por outros parceiros.

Artistas como Rodrigo Scalabrini, o “Kaos”, e Maria Raquel Bolinho participaram da ação e deixaram obras e trabalhos para os belo-horizontinos apreciarem na Praça da Liberdade.

Os painéis vão ficar expostos para a população até a conclusão das obras da praça, prevista para setembro.

Com a PBH