FecharX

Arte mineira que conquistou o mundo

As facas orgânicas do designer Daniel Gontijo conquistam colecionadores estrangeiros



Créditos da imagem: Agência Minas
Main 135929 daniel gontijo facas artesanais
Daniel Gontijo faz sucesso internacional com as facas ORK
Redação Sou BH
04/02/15 às 17:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:44

Com uma produção semanal de apenas cinco unidades, o designer mineiro Daniel Gontijo chama atenção pela arte e qualidade presentes em seu trabalho como designer de facas.

Colecionadores de todo o mundo se mostram interessados nos modelos de facas da marca batizada de ORK, que tem seu ateliê em Sete Lagoas, a 70 quilômetros da capital. Em entrevista à Veja BH, Gontijo afirma que aprendeu com o pai a arte da cutelaria, e que produzir as facas era apenas um hobby, mas se tornou profissão quando um amigo lhe  fez uma encomenda de uma faca especial para churrasco.

Depois de muita pesquisa e estudo acerca dos materiais e formas de produção, o designer chegou a um meio ecológico e orgânico de produzir sua arte, dando a ela dois diferenciais: a forma ergonômica e o material de baixo impacto ambiental, como retalhos de podas e restos de demolição de madeiras nobres.

O sucesso internacional veio com a citação da marca ORK por um site australiano. Hoje, as facas da ORK são requisitadas também em países como Alemanha, Escócia, Holanda, Suíça, Noruega, Inglaterra, Estados Unidos e Nova Zelândia.

As facas criadas por Gontijo também têm seu espaço no Brasil, tendo como primeiro usuário o chef Eduardo Maya, criador do festival Comida di Boteco.

Para conferir o trabalho de Daniel Gontijo e enfrentar a fila para conseguir um dos oito modelos  tão disputados, basta entrar no site www.organicknives.com ou passar no Empório De-Lá, na Savassi.

Fonte: Agência Minas – com informações da Veja BH