FecharX

Apresentação gratuita do Grupo Galpão

<p>Memorial Minas Gerais Vale apresenta mais uma edição do projeto Leitura Rara</p>



Créditos da imagem:
Main 1007 galpao
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

Hoje (10), o Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários), integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, recebe o Grupo Galpão para o projeto Leitura Rara. O grupo apresenta, às 19h30, a leitura dramática do texto ?Filadélfia, lá vou eu!? de Brian Friel. Com entrada franca, a apresentação está sujeita à lotação do espaço.

O texto de Brian Friel, um dos mais importantes dramaturgos irlandeses pós- Becket, "Filadélfia, lá vou eu" dramatiza o momento em que o protagonista Gar O'Donnell está prestes a emigrar do lugarejo onde vive para os Estados Unidos. O enredo focaliza justamente a véspera de sua partida, num momento de transição entre seu passado claustrofóbico na repressiva e provinciana Ballyberg e seu incerto futuro numa fantasiosa América de sonhos.

O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.

Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes, Yara de Novaes e JurijAlschitz (além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos do Grupo), o Galpão forjou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro. Com essa mescla, o Galpão cria uma cena de forte comunicação e empatia com o público.