FecharX

Aplicativo mostra o quanto fumantes podem economizar ao parar com o cigarro

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, algumas alternativas ajudam as pessoas a abandonarem o vício



Créditos da imagem: Jungjim/Shutterstock
Main 152616 shutterstock 577897948
Redação Sou BH
29/08/18 às 17:03
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

Para conscientizar a população sobre os males do tabagismo, nesta quarta-feira (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E, além da data, existem algumas formas de ajudar a diminuir o consumo do cigarro, como a calculadora virtual que mostra seus gastos com o tabaco e o que você pode fazer com o dinheiro economizado.

O “E se eu parar de fumar” é uma plataforma para os fumantes que querem entender melhor os benefícios de uma vida mais saudável. No site os interessados têm acesso a conteúdos que traçam a cronologia de respostas positivas do organismo com a interrupção do fumo, além de apresentar uma calculadora virtual que aponta, em tempo real, a relação dos custos com consumo de cigarros em comparação a experiências como viagens ou aquisição de bens.

Como funciona

Ao digitar dados simples relacionados aos seus hábitos tabagistas, o sistema faz uma comparação com outros tipos de investimentos que poderiam ser realizados com o dinheiro gasto com o cigarro. Como exemplo, considerando o consumo diário de um maço de cigarros, com preço médio de R$ 6, ao final do mês terão sido gastos cerca de R$ 180. Calculando esse gasto mensal ao longo de 15 anos, seria possível realizar quatro viagens à Europa, com todas as despesas pagas para duas pessoas, ou ainda adquirir um carro de luxo.

Outras formas de ajuda

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) mais de 420 pessoas morrem diariamente de doenças causadas pelo fumo no Brasil. Mesmo com esses números, muitas pessoas desejam parar de fumar, só que não sabem como. Uma alternativa em BH está nos Grupos de Cessação do Tabagismo, oferecido pela Unimed.

O grupo conta com a ação conjunta de profissionais da saúde, como médicos e psicólogos. São seis encontros, com orientações gerais sobre os benefícios para quem deixa o vício, estratégias e dicas úteis, além de compartilhamento de experiências e consulta individual para indicação de medicação.

Entenda o processo

Os participantes recebem orientações cognitivo-comportamentais apoiadas por médicos e psicólogos. O programa prepara o fumante para solucionar problemas, resistir às tentações, prevenir a recaída e lidar com o estresse durante o período de adaptação. São necessários 12 meses sem fumar para ser considerado um ex-fumante, já  os benefícios do abandono definitivo do cigarro são para a vida toda.

Segundo Cristina Ferreira, uma das participantes do  programa, a melhora na saúde é uma das principais conquistas do abandono do vício. Cristina fumou por 30 anos, mas já está há 40 dias sem o cigarro.

“Eu vi que era o momento de parar, pois eu não tinha fôlego para nada. O cigarro era um companheiro em todos os momentos e realmente não é fácil, é como uma separação. Por isso, algumas pessoas desistem no caminho, mas fiz uma mudança radical na minha vida. Agora meu paladar melhorou e estou muito feliz. Vivo pequenas alegrias, como conseguir pedalar ou ir a uma festa e não parar de dançar, como fiz recentemente”, conta ela.

O grupo é aberto a todos os clientes da Unimed-BH. A inscrição é gratuita e pode ser feita presencialmente nos Centros de Promoção da Saúde (CPSs) ou pelo telefone (31) 4020-4020.