FecharX

ANS suspende venda de 87 planos de saúde de 22 operadoras por problemas no atendimento

Segundo a ANS, sem a solução dos problemas assistenciais, as operadoras não podem receber novos clientes.



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 135031 medicos plano de saude
Dados fazem parte do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento
Redação Sou BH
19/05/15 às 15:23
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 87 planos de saúde de 22 operadoras pelo não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e por outras queixas, como negativas indevidas de cobertura.

Das 22 operadoras com venda suspensa neste novo ciclo, oito já tinham planos em suspensão no período anterior e 14 operadoras não constavam na última lista. Dessas, 11 terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 14º ciclo.

Nessa segunda, a autarquia informou ainda que decidiu liberar a comercialização de outros 34 planos de saúde que estavam suspensos após ter comprovado a melhoria no atendimento ao cliente.

Os dados fazem parte do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que protege aproximadamente 3,2 milhões de clientes vinculados aos planos com comercialização suspensa. Segundo a ANS, sem a solução dos problemas assistenciais, as operadoras não podem receber novos clientes.

Atualmente, o Brasil tem 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência média e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

"O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento deve sempre acompanhar a evolução do setor de saúde suplementar e, dessa forma, manter-se como uma medida preventiva eficaz na proteção dos consumidores", avalia a diretora-presidente substituta da ANS, Martha Oliveira.

Desde o início do programa, 1.099 planos de 154 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 924 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Fonte: Portal Itatiaia