FecharX

Ampliação do metrô é tema de debate na ALMG

<p>Comissão irá discutir os projetos anunciados para as linhas do Barreiro e Savassi-Pampulha</p>



Créditos da imagem:
Main 2804 cbtu almg metro debate
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

Nesta segunda-feira (28), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais discutem a ampliação das linhas do metrô de Belo Horizonte. A audiência será às 14h no Plenarinho.

Segundo o presidente da comissão, deputado Paulo Lamac, apesar de vários projetos terem sido anunciados, até hoje não se tem clareza quanto às ações que de fato serão implementadas. ?O que nós e a população queremos saber de forma concreta é qual projeto será implementado, quando isso acontecerá e quais recursos serão empregados?, disse ele.

De acordo com o site da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o serviço de metrô da Capital, há novos projetos de expansão idealizados para esse meio de transporte na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A empresa afirma que estudos dela em parceria com outros órgãos indicam a necessidade de construção de linhas de metrô para atender regiões com corredores rodoviários saturados pelo grande volume de veículos e constantes congestionamentos.

Ainda segundo a empresa pública, dos cenários analisados, destacam-se os projetos da linha 2, para atender a região do Barreiro; e da linha 3, ligando a Savassi à Pampulha. Outros projetos importantes dizem respeito a ampliação da linha 1 em direção a Betim (RMBH), e ainda a aquisição de novos trens para a frota e modernização do sistema de sinalização e controle de tráfego.

Em janeiro deste ano, a presidenta Dilma Rousseff esteve em Belo Horizonte e anunciou a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a construção das linhas 2 e 3 do metrô. Segundo ela, dos R$ 2,55 bilhões liberados para obras de mobilidade em Minas Gerais, R$ 2 bilhões vão para a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado para a execução das obras do metrô e elaboração de projetos. Na ocasião, o prefeito da Capital, Márcio Lacerda, garantiu que o projeto executivo do metrô ficaria pronto em abril e a licitação seria feita até o meio deste ano.

Com informações da ALMG.