FecharX

Direito de amamentar em locais públicos é garantido por lei em Minas Gerais

Minas é um dos cinco Estados que garantem o direito de amamentação em público no Brasil



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/09/17 às 20:30
Atualizado em 01/02/19 às 19:06


Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Você sabia que as mães mineiras têm o direito à amamentação em público garantido por lei? Desde dezembro de 2016, estabelecimentos de uso coletivo, público ou privado em Minas Gerais não podem impedir o aleitamento materno em seu interior. No Brasil, somente cinco Estados contam com essa legislação.

O direito de amamentar em locais públicos é garantido pela Lei 22.439/16. Mesmo que os estabelecimentos possuam um espaço voltado para este fim, as lactantes podem escolher onde vão amamentar os filhos. Em caso de constrangimento e proibição do direito das mães, o estabelecimento está sujeito à multa de R$ 975,42. No caso de reincidência, o valor será dobrado, passando a ser cobrado R$ 1.950,84 do infrator.

A legislação tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno e garantir o respeito aos direitos das mulheres. Segundo o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a lei está em vigor em cinco Estados brasileiros até o momento: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Minas Gerais.

Em âmbito federal, o projeto de lei 514/15 está em tramitação no Senado e visa estender esta legislação a todas as brasileiras. Sua aprovação asseguraria a permissão de amamentação pública em todo o país, transformando em crime a violação deste direito.