FecharX

Alunos da rede estadual vão vender produtos feitos por eles mesmos em shopping de BH

Entre as opções, o público vai encontrar capinhas de celulares, luminárias e almofadas



Créditos da imagem: Divulgação / Sedctes
Main 153440 jovens de escolas estaduais comercializam produtos proprios em shopping da capital mineira
Redação Sou BH
14/11/18 às 16:12
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

Os alunos da rede estadual de ensino vão mostrar que são bons no mundo dos empreendimentos. Na quinta (15) e sexta-feira (16), acontece a Feira do Meu Primeiro Negócio, uma ação com caráter de miniempresa, que possibilita a venda dos produtos criados pelos próprios estudantes. São capinhas para celulares, luminárias, almofadas, tudo produzido de forma artesanal. 

Os visitantes poderão conhecer o trabalho dos jovens empreendedores, além de adquirir as peças desenvolvidas pelos alunos das 45 escolas de todo Estado. A feira oferece aos alunos uma experiência prática de vendas, só no ano passado, os estudantes tiveram um faturamento de mais de R$ 10 mil. 

Meu Primeiro Negócio

Durante 12 semanas os alunos aprendem sobre o papel da livre iniciativa, pesquisa de mercado, captação de recursos, além de vivenciarem o trabalho de marketing, recursos humanos, finanças e produção. Os encontros acontecem fora do horário escolar e, durante as aulas, os jovens têm o desafio de criar e desenvolver uma empresa estudantil. São os próprios alunos que definem toda a organização dos negócios, como capital social, eleição de diretoria, comercialização das ações e produção dos produtos. 

Neste ano, 400 escolas estaduais participam do programa Meu Primeiro Negócio. Elas estão distribuídas por 203 municípios mineiros e atendem cerca de 12 mil estudantes. A apresentação das miniempresas faz parte da programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). 

O programa é uma iniciativa do Governo de Estado de Minas Gerais, em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais. As exposições acontecem no dia 15/11, de 12h às 20h, e 16/11, de 10h às 22h. Local: portaria 5 do Minas Shopping.